VAI FICAR MAIS CARA!
Em um levantamento realizado pelo Grupo Rabbit, uma consultoria especializada em educação, o reajuste do valor das mensalidades em todo o país deve ficar entre 8% e 10% em 2025. O Sindicato das Escolas Particulares de Alagoas explica que esse percentual também será aplicado no estado.
Para efeito de comparação, a inflação para 2024, projetada pelo Banco Central, está estimada em 4,73%, metade da porcentagem do reajuste que as escolas e colégios aplicarão nas mensalidades.
O sindicato da categoria explica que a alta de até 10% é um somatório de fatores como o reajuste salarial dos professores e funcionários, custos de material escolar e energia elétrica, entre outros.
A inadimplência também é apontada como uma das culpadas.
No Brasil, há uma lei, a nº 9.870, que regulamenta o reajuste da mensalidade escolar. Contudo, o texto não inclui um índice que deve ser seguido pelas escolas, fazendo com que o reajuste fique a critério de cada instituição.
A única coisa que o texto delimita é que o reajuste deve estar de acordo com as despesas da escola, e só pode ser feito uma vez a cada 12 meses. E todo aumento deve ser explicado em detalhes para os contratantes, ou seja, os pais ou responsáveis pelos alunos.
*Com informações do extra