Unidades de saúde reforçam ações do Setembro Amarelo entre usuários e profissionais
Rodas de conversa debatem promoção da saúde mental e rede de assistência a quem necessita de apoio
Atividades de promoção da saúde mental e prevenção do suicídio têm sido reforçadas pelas unidades de saúde do município, com sensibilização direcionada aos usuários e profissionais. As ações são realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, dentro da campanha Setembro Amarelo. Na última sexta-feira (10), aconteceram atividades interativas com usuários e servidores na unidade de Saúde Durval Cortez e da Unidade Saúde da Família Guaxuma.
A Unidade de Saúde Durval Cortez, localizada no Prado, realizou uma roda de conversa com os profissionais de saúde do local, abordando o papel e lugar da atenção básica na Rede de Atenção Psicossocial – RAPS – , onde estão inseridos todos os serviços disponibilizados para o cuidado nessa área.
“Durante a atividade, foi feita a discussão de casos e debatida a transversalidade do tema saúde mental, que precisa ser trabalhado e acolhido como demanda por todos os profissionais de saúde”, afirmou a gerente da unidade, Cícera Lima Costa.
O encontro foi facilitado pelas psicólogas Nativa Rodrigues – profissional do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde da Família da Uncisal – e Marina Rosa, que atua no Consultório na Rua, e contou com a participação da equipe da unidade, da Estratégia Saúde da Família (ESF) e da equipe 5 do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) que atua no local. Residentes dos cursos de Psicologia, Educação Física, Nutrição e Enfermagem da instituição estadual de ensino superior também participaram da atividade.
USF Guaxuma
Usuários e comunidade do entorno da Unidade de Saúde da Família Guaxuma também receberam o trabalho de conscientização por meio de roda de conversa, mas com foco no papel da atividade física para a promoção do bem-estar físico e mental.
Com um trabalho coordenado pela Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES) da SMS, a atividade foi feita no espaço do Núcleo de Atividade Física (NAF) da localidade, onde a temática da prevenção ao suicídio e valorização da vida foi trabalhada com as usuárias, com dicas sobre como abordar o assunto de maneira construtiva, apresentando a rede de serviços especializados.
Em conjunto com as usuárias, participaram das atividades os profissionais de Educação Física Janne Coutinho e Juvenal Gomes; a gerente da GPES, Adriana Paffer; profissionais da unidade de saúde e as estagiárias de Nutrição/Ufal Valéria Ferreira e de Medicina/Cesmac Laísa Figueiredo e Paula Corado.
De acordo com a profissional de Educação Física Janne Coutinho, responsável pelo NAF, a ação educativa sobre o Setembro Amarelo foi muito proveitosa, pois a atividade física foi colocada como instrumento valioso no combate à depressão e à ansiedade, gerando relatos bastante positivos dentro da roda de conversa.
“Tivemos a participação de 10 alunas, houve uma troca de informações e elas relataram melhora na qualidade de vida desde o início da prática de exercício físico no Núcleo, com melhora do humor, disposição e bem-estar. Com a conversa elas demonstraram que o Núcleo de Atividade Física vem contribuindo com a saúde física, mental e social de quem participa dele”, destacou Janne.
Cássia Oliveira – Ascom SMS