Unidade de Saúde promove dia de incentivo à amamentação para gestantes do São Jorge
Palestras educativas, pintura da barriga e acupuntura foram alguns dos serviços oferecidos às usuárias que fazem pré-natal na USF
Gestantes atendidas na Unidade de Saúde da Família José Maria de Vasconcelos Neto, no São Jorge, foram recebidas, nesta sexta-feira (6), com atividades de conscientização e esclarecimentos sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê. A iniciativa, promovida pelos profissionais do local, faz alusão à campanha Agosto Dourado, que é o período dedicado a uma maior sensibilização da população sobre o tema.
A ação contou com palestras educativas, pintura da barriga das gestantes, ensaio fotográfico, práticas integrativas como acupuntura, massagem relaxante e escalda pés, lanche saudável e entrega de brindes.
Enfermeira na unidade, Patrícia Acioly afirma que a ação é uma oportunidade para que as gestantes aprendam um pouco mais sobre os benefícios da amamentação exclusiva, conscientizando-as sobre a importância de amamentar seus filhos ao nascerem.
“Estamos constantemente orientando nossas gestantes sobre o aleitamento e durante o mês de agosto a unidade intensifica o diálogo sobre o assunto por meio de momentos como esse, em que as usuárias podem tirar todas as suas dúvidas e saírem daqui mais informadas e conscientes”, destacou a enfermeira.
Usuária da unidade desde que nasceu, Maria Vitória espera seu segundo filho e conta que sempre acreditou no leite materno, tanto como aliado para a saúde da criança como para estreitar os laços afetivos entre mãe e bebê desde seu nascimento.
“Amamentar, para mim, é uma das melhores coisas que já fiz. Desde a primeira vez que alimentei meu primeiro filho com meu leite senti algo inexplicável que só quem amamenta sabe o que é. Agora vou repetir a dose e, dessa vez, quero amamentar por mais tempo ainda”, conta Maria Vitória.
A ação contou com o apoio da Atenção Integral à Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), setor responsável pela articulação de todas as ações inerentes ao Agosto Dourado.
“Estamos aqui para prestigiar o esforço da unidade e ficamos felizes em ver a educação em saúde tão presente na Atenção Primária de Maceió, pois é a informação que faz com que as pessoas façam escolhas positivas para a própria saúde”, comentou Laíne Cabral, técnica da Saúde da Criança.
As ações de sensibilização continuam durante todo o mês de agosto. Confira locais e datas abaixo:
10/08, às 9h – Unidade de Saúde da Família Reginaldo, Poço;
12/08, às 14h – Unidade de Saúde da Família Edvaldo Silva, Fernão Velho;
13/08, às 9h – Unidade Docente Assistencial Prof. Gilberto de Macedo (UDA Ufal);
18/08, às 14h – Unidade de Saúde Djalma Loureiro, Clima Bom;
20/08, às 14h – CAIC Virgem dos Pobres, Dique Estrada;
26/08, às 9h – Unidade de Referência em Saúde Hamilton Falcão, Benedito Bentes.
Polyanna Monteiro – Ascom SMS