Unidade de Saúde Dr. Hélvio Auto promove ação de combate à violência contra a mulher
Evento foi voltado para usuárias, que vivem em situação de vulnerabilidade social
A Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Hélvio Farias Auto, no bairro do Trapiche da Barra, promoveu, nesta segunda-feira (30), uma ação voltada para as usuárias da unidade, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa se deu em alusão à campanha Agosto Lilás, institucionalizada pelo prefeito JHC como mês de combate à violência contra a mulher.
Durante a atividade, residentes da unidade fizeram uma exposição dos tipos de violência contra a mulher por meio de uma peça teatral, falaram sobre a rede de enfrentamento e fizeram a entrega de panfletos informativos sobre o tema. Ao final, usuárias inseridas no Cadastro Único e que vivem em vulnerabilidade social receberam cestas básicas e alguns brindes.
“Infelizmente, muitas mulheres ainda sofrem caladas, a maioria dentro de suas casas, mas é necessário que elas se sintam amparadas, se valorizem e denunciem o agressor. Aqui, estabelecemos uma roda de conversa, esclarecendo todas as dúvidas e informando essas mulheres sobre seus direitos e serviços disponíveis”, ressalta a gerente do 2º Distrito Sanitário, Kristiane Duarte.
Nádia Larissa é enfermeira residente da Unidade e uma das organizadoras do evento. Ela destacou o acolhimento oferecido pelo equipamento às usuárias. “A Unidade Hélvio Auto é um lugar de acolhimento também para essas mulheres que querem conversar e desabafar. Aqui, o nosso intuito é proporcionar, primeiramente, um apoio psicológico, fortalecê-las e conhecer a situação em que elas se encontram naquele momento, para que assim tomem decisões assertivas no relacionamento”, destaca.
O evento foi organizado pelos profissionais de saúde da unidade, que fazem parte da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), com o apoio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Dom Adelmo Machado e do Grupo de Trabalho Cultura da Paz — composto por áreas técnicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Marília Ferreira/Ascom SMS