Sessão especial debate papel do bibliotecário na Educação

 

Na semana em que se comemora o Dia do Bibliotecário, celebrado no último dia 12, a Assembleia Legislativa reuniu nesta sexta-feira, 15, profissionais da área, professores e estudantes para debater sobre o papel do bibliotecário na educação do Estado de Alagoas. De iniciativa do deputado Ronaldo Medeiros (PT), a sessão especial foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Casa. De acordo com o parlamentar, a sessão tem como objetivo mostrar a importância do bibliotecário no processo educacional. “Há toda uma gama de serviços que esses profissionais executam e que muitas vezes passam despercebidos pela sociedade. Temos que valorizar e ter bibliotecários nas escolas”, disse Medeiros, observando a necessidade de uma maior valorização da categoria por parte do Estado.

De acordo com Ronaldo Medeiros, na pauta de reivindicações do bibliotecário estão a realização de concursos públicos; planos de cargos, carreiras e salários; e a criação de um piso salarial. “Após os debates, vamos encaminhar um documento ao Governo do Estado, à secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, e à Secretaria de Planejamento para que possamos inserir a carreira deste profissional no Estado e assim valorizá-lo”, informou Medeiros, acrescentando que quando se pensa em escolas, muitas vezes se esquece da importância do bibliotecário no processo. “Tenho certeza que sairemos hoje com um reforço muito grande para a categoria”, assegurou o propositor da sessão. “Eles são fundamentais no processo da educação pública”, concluiu.

Para a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, Mara das Graças, discutir o papel do bibliotecário é de grande relevância para a categoria, pois o profissional faz o papel de transformador na educação, na pesquisa, bem como em toda esfera acadêmica, desde as universidades até as escolas públicas e privadas. “É de extrema importância que o profissional atue na sua área, porque vemos muitos professores e leigos atuando como bibliotecários. É necessário que se abram concursos públicos nessa área crucial para o desenvolvimento do nosso País”, argumenta a representante da classe, que foi uma das palestrantes do evento, falando sobre o papel do bibliotecário em Alagoas.

A sessão especial contou com a presença do coordenador do curso de Biblioteconomia da Ufal, Iuri Rizzi; da presidente da Cooperativa de Bibliotecários de Alagoas, Martha Pimentel; do representante da Associação dos Bibliotecários de Alagoas, Jorge Raimundo; da presidente do Sindicato dos Bibliotecários de Alagoas, Almiraci Dantas; do vereador por Maceió, Dr. Valmir de Melo (PT); da presidente do Centro Acadêmico do Curso de Biblioteconomia, Karoline Kenele; e da professora do curso de Biblioteconomia da Ufal, Dra. Rosaline Mota.

Botão Voltar ao topo
Fechar