Servidores das escolas municipais recebem orientações de saúde e bem-estar
Técnicos do Cerest dão orientações sobre ergonomia, saúde vocal e alimentação para unidades educacionais
Os servidores das escolas municipais de Maceió vêm recebendo orientações do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) sobre bem-estar e saúde. A cada mês, uma escola é escolhida para receber atendimento personalizado, onde é feita uma capacitação sobre saúde vocal, alimentação saudável e ergonomia. As informações são transmitidas on-line.
Até agora, duas regiões administrativas da rede municipal foram contempladas, com 14 escolas. Agora, os atendimentos vêm ocorrendo na oitava região. A Escola Municipal Pedro Barbosa Júnior, em Cruz das Almas, recebeu as orientações no mês de agosto e teve ampla adesão dos funcionários.
Carla Navarro, técnica do Centro de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (Semed), diz que o Cerest forneceu uma equipe multidisciplinar para desenvolver o projeto. “Eles enviam um questionário com várias perguntas sobre alimentação, postura, fisioterapia e saúde vocal para os funcionários preencherem, e com isso eles produzem um relatório para guiar a qualificação”, conta.
Diretora da Escola Pedro Barbosa, a última a receber a ação, Kledja Celestino diz que a capacitação foi muito bem aproveitada pelos funcionários. “As orientações foram muito valiosas para todos. Recebemos informações que nos ajudarão a melhorar como falamos, agimos e nos posicionamos”, diz.
Dos 28 funcionários da escola, 23 participaram, segundo a diretora. “Até eu mesma, no dia a dia, lembro das explicações e sugestões que recebemos no curso e me corrijo. É algo que vem servindo bastante”, relata. “Eu costumava falar muito alto, e agora venho me reeducando, pois sei que pode ser mal interpretado e me prejudicar”, finalizou Kledja.
Hoje, a escola contemplada pela ação do Cerest é a Sagrado Coração de Jesus, também em Cruz das Almas. A expectativa é que todos os profissionais das unidades da rede recebam orientações e possam garantir maior longevidade e bem-estar com as dicas dos técnicos.
Luan Oliveira (estagiário) / Ascom Semed