Secretário de Educação visita mais três escolas da rede municipal
Nas visitas, Elder Maia teve a oportunidade de ouvir as demandas de cada Unidade Escolar
As visitas às escolas da rede municipal de ensino continuam. Nesta sexta-feira (30), o secretário municipal de Educação de Maceió, Elder Maia, esteve presente no CMEI Monsenhor Luiz Barbosa e nas escolas municipais Silvia Celina Nunes e Maria de Lourdes de Melo Pimentel, localizadas no bairro Cidade Universitária, para ouvir as demandas de cada unidade.
Na ocasião, o secretário dialogou com as gestoras escolares sobre o guia de orientação dos protocolos sanitários, que auxiliará as escolas para o retorno das aulas presenciais, e também entregou o painel dos indicadores da rede. Com isso, as diretoras terão dados completos e atualizados para traçar as melhores estratégias educacionais.
Com o compromisso de dar voz à comunidade escolar, as visitas fortalecem os laços entre a Secretaria Municipal da Educação e as escolas. “Como sempre temos feito, nós dialogamos muito com as diretoras e constituímos uma relação de respeito, proximidade e cooperação. Essas visitas servem para conhecer o cotidiano das escolas e ouvir as sugestões, críticas e reclamações para assim promover as soluções mais adequadas”, ressalta Elder.
Durante as visitas, Elder Maia e a equipe de técnicos da Semed realizaram o monitoramento da infraestrutura das escolas, visando assegurar boas condições de segurança para os estudantes com o retorno das aulas presenciais.
Dando início a agenda, a primeira unidade educacional a receber a visita foi o CMEI Monsenhor Luiz Barbosa, que atende em turno integral cerca de 166 crianças com idade de seis meses até cinco anos. Na ocasião, o secretário ouviu e respondeu todas as dúvidas da diretora Maria Joseilda.
“É de extrema importância a presença dele na escola, nos passa segurança e compromisso. Agradeço o apoio e resolução de forma quase que imediata de nossas solicitações para um bom atendimento às nossas crianças”, afirma a diretora.
A visita seguiu na Escola Silvia Celina Nunes, que tem capacidade para atender cerca de 333 alunos do ensino fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), possuindo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 5,2. Na vistoria, foi firmado compromisso de instalar novos equipamentos de infraestrutura e a realização da dedetização no prédio.
A diretora Jailda Maria da Silva externou a importância da oportunidade de compartilhar a realidade escolar e traçar as soluções em conjunto com o secretário. “O professor Elder foi muito atencioso, entrou em nossa escola, foi visitando ambiente por ambiente, verificando os problemas que precisam ser resolvidos antes que a gente volte para as aulas presenciais”, diz.
A Escola Maria de Lourdes de Melo Pimentel foi a última unidade educacional a receber o secretário. No início da manhã, esteve presente na escola o diretor-geral de administração da Semed, Augusto Rocha, que acompanhou a entrega de eletroeletrônicos e a retirada dos bens inservíveis que estavam acumulados.
Mesmo diante do cenário atípico vivenciado em decorrência da pandemia do Covid-19, a diretora Sandra Oliveira, ressalta o esforço da equipe pedagógica para garantir aos estudantes a aprendizagem das habilidades prioritárias e agradece ao secretário pelo apoio e empenho.
“No final da tarde tivemos o prazer de receber em nossa escola o secretário Elder Maia que veio inspecionar a estrutura física do nosso prédio, garantindo assim um retorno seguro às atividades presenciais dos nossos alunos, professores e funcionários”, relata a diretora.
A escola, que teve nota 5.1 no Ideb, tem capacidade para atender cerca de 326 alunos. Atualmente, ela atende estudantes do Ensino Fundamental I e Ejai, divididos em dez turmas para as crianças e três para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
Laura Barbosa (estagiária) / Ascom Semed