Secretária de Saúde recebe comissão de vereadores
No encontro, a secretária Célia Fernandes reafirmou compromisso da gestão com o aperfeiçoamento dos serviços prestados à população
A secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes, recebeu nesta segunda-feira (23) representantes da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Maceió. A pauta do encontro, solicitado pelos vereadores, foi o acompanhamento dos processos de compras de medicamentos, insumos e suprimentos para abastecimento das unidades de saúde no Município.
O coordenador Geral de Farmácia e Bioquímica da SMS, Paulo Anderson Silva Gomes, apresentou o andamento dos processos de licitação para aquisição de insumos, ressaltando que este ano as dificuldades de fornecimento se intensificaram em decorrência das limitações causadas pela pandemia.
“O número de processos de compras fracassados aumentou em relação aos anos anteriores e um dos principais impeditivos tem sido o compromisso de entregar os produtos conforme os preços pactuados, sem realinhamento. Os fornecedores não participam dos processos porque os fabricantes não querem garantir os preços”, afirma.
A secretária Célia Fernandes ressaltou o empenho da gestão para normalização dos estoques de medicamentos e insumos com a maior brevidade possível.
“Nós não estamos parados, temos enfrentado as dificuldades próprias desse momento com seriedade e responsabilidade. Oficializamos notificações diárias a fornecedores, acompanhamos de perto todos os processos e demandas, mas temos tido dificuldades de provimento. Temos registrado alto índice de absenteísmo no quadro funcional, agravado ainda mais em decorrência da pandemia. Mas estamos empenhados no aperfeiçoamento dos processos para melhoria dos serviços prestados, e à disposição da Câmara Municipal para a prestação de contas à população de Maceió”, informa a gestora.
No caso das compras de medicamentos e insumos, têm sido abertos processos de compra emergencial paralelamente às licitações que resultam fracassadas. “Como não há a prática habitual da compra emergencial no poder público municipal, os ritos processuais também precisam de adequação”, explica Paulo Anderson.
Também participaram da reunião a secretária adjunta de Governança, Giselle Mascarenhas, e a diretora de Planejamento em Saúde, Sônia Moura.
Representaram a Câmara Municipal na reunião o líder do Governo, Siderlane Mendonça, e os vereadores Cléber Costa, Leonardo Dias, Gaby Ronalsa e João Gabriel (Joãozinho).
Ao final da reunião, a SMS informou que os processos de licitação para aquisição de fraldas geriátricas foram concluídos e os fornecedores têm até a segunda quinzena de setembro para entrega dos produtos. Um novo encontro ficou marcado para o dia 14 de setembro.
Ascom SMS