Saúde realiza webinário sobre aleitamento materno em Maceió
Doação de leite materno, rede de apoio e nutrição foram alguns dos temas discutidos no evento on-line
Dando continuidade às ações alusivas à campanha Agosto Dourado, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na tarde desta quarta-feira (25), o webinário intitulado “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”. O evento foi direcionado a trabalhadores da saúde que atuam em Maceió e contou com a colaboração de profissionais das áreas de pediatria, nutrição, fisioterapia, serviço social e enfermagem.
Fruto de uma parceria entre o Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS e a Maternidade Santa Mônica, o webinário teve entre os assuntos discutidos a doação de leite materno, o papel da rede de apoio e do profissional da saúde para a mãe no período de amamentação, além do aspecto nutricional tanto da mulher como do bebê durante o aleitamento materno.
A nutricionista da SMS, Renata Magalhães, foi uma das profissionais que falaram sobre a prática e iniciou desmistificando algumas crenças relacionadas ao assunto como, por exemplo, a ideia de que as mães precisam eliminar ou acrescentar alimentos em sua dieta para garantir a produção de leite necessária e de boa qualidade para o bebê.
“O primeiro ponto é que as mães precisam focar no que os profissionais da saúde recomendam para não retirar grupos alimentares de sua dieta desnecessariamente. Mãe precisa estar bem alimentada para garantir que a produção do leite materno aconteça na quantidade suficiente, isso é fato, mas também é importante destacar que, até as mães que não tiveram a alimentação adequada durante a gestação conseguem produzir leite de boa qualidade para suas crianças”, frisou Renata.
Já a assistente social, Marta Ferreira, falou sobre a importância do idoso como parte da rede de apoio para as mães no processo da amamentação.
“A presença da pessoa idosa na figura de uma avó, por exemplo, nesse momento da vida da mulher é super importante, pois além da segurança que essa pessoa pode oferecer àquela mãe, ela também pode contribuir repassando suas experiências positivas com o aleitamento e ajudar em vários aspectos para que essa mulher se sinta amparada nesse momento”, destacou Marta.
Agosto Dourado
O calendário de ações da campanha Agosto Dourado segue até o final desse mês. No próximo dia 26, a Unidade de Saúde José Maria de Vasconcelos Neto e o Caic Virgem dos Pobres realizarão atividades voltadas ao tema para conscientizar as gestantes atendidas nos locais sobre a prática. Pintura gestacional, palestras e entrega de brindes farão parte do cronograma das unidades.
Polyanna Monteiro / Ascom/ SMS