Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.

Saúde atualiza pauta sobre região afetada por afundamento com GGI dos Bairros

Reunião na Prefeitura marca retomada dos trabalhos do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) para a região afetada pela mineração

Reunião contou com representantes da Saúde e do GGI dos Bairros. Foto: Secom Maceió.

Integrantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) reuniram-se, nessa quinta-feira (28), com o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros (GGI dos Bairros), Ronnie Mota. No encontro, foi discutida a atualização das medidas vigentes para minimizar os impactos sobre a Saúde da população moradora ou egressa dos bairros Bebedouro, Bom Parto, Mutange e Pinheiro.

O Coes foi constituído em 2019 pela Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e conta com representantes de órgãos da Prefeitura de Maceió e do governo do Estado para o monitoramento, acompanhamento e proposição de soluções para resguardar a saúde dos moradores dos bairros afetados pelo afundamento do solo.

A diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Rodrigues, informou que o encontro foi proposto para atualizar os integrantes do Coes sobre a interlocução com a mineradora Braskem acerca dos danos causados à Saúde e para a retomada dos trabalhos do colegiado, que foram interrompidos pela pandemia.

“Nós trabalhamos as pautas fundamentais da proteção à saúde, com ênfase a quatro questões – a saúde mental da população dos bairros, o controle de vetores e animais peçonhentos, a proteção e bem-estar dos animais abandonados e os danos causados aos equipamentos públicos e privados que prestam serviços de saúde e precisamos dessa interlocução para agilizar a solução a essas questões”, afirma.

O coordenador do GGI dos Bairros informou que esta semana os órgãos e entidades que atuam nos bairros participaram da operação Alagoas 2, com representantes das três esferas administrativas, incluindo a Defesa Civil nacional, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o Exército, para atualização das informações necessárias à reformulação do Plano de Contingência.

“Estamos com a Operação Alagoas 2, que reúne representantes das três esferas de Governo, para definição de novas ações para a população dos bairros atingidos, inclusive com a nova setorização das rotas de fuga”, informa Ronnie Mota.

Ronnie Mota, coordenador do GGI dos Bairros. Foto: Secom Maceió.

Ele falou sobre o trabalho desenvolvido desde janeiro deste ano na atenção à população dos bairros e apresentou um panorama das questões relacionadas à Saúde.

“Com relação à Saúde, nós temos o Centro de Acolhimento e Triagem, com representação da Gerência de Saúde Mental, que acompanha in loco, desde o início das atividades voltadas ao cuidado da população dos bairros, a situação desses moradores”, lembrou. “Todos os equipamentos públicos existentes nos bairros foram mapeados e as tratativas da Prefeitura com a mineradora, no sentido da reparação dos danos causados ao poder público, estão evoluindo”, ressalta o coordenador.

Questionado sobre a inclusão no mapa de risco de equipamentos públicos de saúde instalados no perímetro dos bairros afetados, como o Hospital Portugal Ramalho e o Caps AD Everaldo Moreira, o coordenador do GGI Bairros informou que novos estudos de interferometria e DGPS, que medem a subsidência, apontam para a circunscrição do problema dentro do limite da área mapeada.

A reunião foi encerrada com encaminhamentos de propostas setorizadas para atualização das ações de cada segmento com atribuições no Plano de Contingência, em interlocução permanente com a Braskem.

Ascom SMS

Botão Voltar ao topo