Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.

SAÚDE –

Discutido projeto que institui cirurgia reparadora plástica de pós-bariátrica e pós-mastectomia

Na sessão ordinária desta terça-feira, 17, os parlamentares presentes apreciaram 21 itens na ordem do dia, entre eles o projeto de lei ordinária nº 730/2024, que institui a realização de reparação plástica de pós-bariátrica e pós-mastectomia. De autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), o projeto foi discutido em 2º turno.

“O projeto tem como objetivo atender ao apelo de pacientes que foram submetidos às cirurgias bariátrica e de mastectomia, e necessitam de cirurgia reparadora para, inclusive, melhorar a qualidade de vida”, justifica o parlamentar. De acordo com seu texto, ficaria assegurada a cirurgia reparadora, que consta na tabela de procedimentos do SUS, mediante solicitação médica no prazo de seis meses a contar da solicitação.

Ronalsa elenca os principais motivos para cada situação. Com a pós-bariátrica, ele lembra que “perda de peso acarreta em excesso de flacidez e essa intervenção cirúrgica reparadora auxilia o paciente não só na autoestima, mas também na locomoção e recuperação do contorno corporal”. Já com a pós-mastectomia, “recomendada e essencial para a qualidade de vida da paciente que teve câncer de mama, com sua reconstrução a autoestima melhora e isso leva até a uma maior adesão ao tratamento médico”, além de evitar complicações graves, como feridas infectadas, depressão e suicídio.

O projeto precisa passar ainda por uma votação em 2º turno. Em caso de aprovação, será encaminhado ao Poder Executivo antes de se tornar lei. Acompanhe as demais matérias analisadas em plenário:

Botão Voltar ao topo