PROTESTO!

Profissionais da educação municipal realizam paralisação nesta quarta (19)
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) decidiu por uma paralisação nos trabalhos da Rede Municipal de Maceió nesta quarta-feira (19).
O ato ocorre em frente à Prefeitura, no bairro do Jaraguá, e reivindica um reajuste de 13,65%, baseado no incremento do FUNDEB que a prefeitura tem esse ano.
A programação da paralisação foi definida durante uma assembleia realizada no dia 10 de fevereiro. Em relação à campanha salarial, o presidente do Sinteal, Izael Ribeiro, informou que as negociações com a gestão municipal estão em andamento.
“Esse percentual nem sequer repõe as perdas acumuladas pela categoria nos últimos anos, mas é o valor que nós sabemos que é viável, e a prefeitura deveria repassar o crescimento para quem faz a educação funcionar, as trabalhadoras e trabalhadores”, destaca Ribeiro.
Além do reajuste, a mobilização cobra pagamento das progressões atrasadas, implantação do aumento de carga horária, estrutura física das escolas, concurso público para cobrir a carência de profissionais, solução imediata para a crise do transporte escolar.
Até o momento, o sindicato já teve duas reuniões com a Prefeitura, nas quais foi acordado que uma proposta de reajuste seria encaminhada até a última quinta-feira (13), o que, no entanto, não aconteceu.
A Prefeitura de Maceió ainda não se pronunciou sobre o caso.
Diante da falta de resposta por parte da Prefeitura, foi decidido, em assembleia, que a paralisação da Rede Municipal de Educação aconteceria nesta quarta-feira (19).