Programa Salve Mulher de Maceió inspira municípios alagoanos
Cidades da Zona da Mata querem replicar iniciativa para combater violência contra a mulher
O programa Salve Mulher, lançado em junho pelo prefeito JHC, tem servido de inspiração para outros municípios da capital alagoana. As cidades de Santana do Mundaú, Paulo Jacinto e União dos Palmares se reuniram com o Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres de Maceió para conhecer a iniciativa, inédita em todo o estado na prevenção da violência contra mulheres e meninas.
Em Santana do Mundaú, a coordenadora participou do encerramento das campanhas Agosto Lilás e Dourado. Na ocasião, onde foi a palestrante principal, ela compartilhou sobre os direitos das mulheres, como Maceió intensificou suas ações durante o mês e como vai continuar fortalecendo a rede de combate à violência. Lá, estavam presentes as vereadoras Dra. Inez, por Santana; Camilla Cassiano, por Paulo Jacinto; e o secretário de Comunicação de União dos Palmares, Leonardo Bastos.
“Maceió está totalmente comprometida em acabar com a violência contra a mulher, em todos os seus níveis. No último mês, com a campanha Agosto Lilás, fortalecemos nossas frentes, capacitamos servidores e distribuímos informação para toda a população ser nossa aliada nessa missão. É um prestígio muito grande saber que nossas ações estão servindo de espelho para outras cidades se unirem a essa batalha”, destacou Ana Paula.
A vereadora de Santana do Mundaú defende que o diálogo entre os municípios é o melhor caminho para coibir a prática em todo o estado. “A Ana Paula é cheia de conteúdos maravilhosos, uma grande líder e muito batalhadora. Há uma necessidade urgente de tomar medidas que acolham nossas mulheres, afinal, elas estão acima de tudo. Queremos que elas não se sintam mais carentes, sofridas ou esquecidas. E essa troca está sendo fundamental nesse processo”, pontuou Dra. Inez.
Dentre nove vereadores, Camilla Cassiano é a única mulher de seu município. Para ela, a violência contra a mulher é um problema de toda a sociedade.
“Em nosso encontro, falamos, principalmente, sobre políticas públicas de baixo custo e grande impacto. O Salve Mulher, em especial as ações de informação e conscientização, foi, para mim, ao mesmo tempo, simples e inovador. Medidas assim podem salvar a vida de muitas mulheres”, declarou a vereadora de Paulo Jacinto.
Para o secretário de Comunicação da cidade, a problemática é urgente e ele planeja novos encontros com Ana Paula para aprimorar medidas que possam mitigar abusos contra mulheres e crianças na região.
“Precisamos, para ontem, fortalecer as políticas públicas que combatam a violência contra as mulheres e crianças. Com certeza, vamos organizar novos encontros, principalmente com visitas à União, para mudar a realidade da nossa cidade”, comentou Leonardo Bastos.
Violência contra a mulher em Alagoas
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que Alagoas está em primeiro lugar em feminicídio do Nordeste, e em quinto lugar a nível nacional. Maceió registrou mil boletins de ocorrência de violência doméstica, somente entre março e agosto de 2021.
“Os números são alarmantes e cresceram ainda mais com a pandemia do coronavírus. Foram 200% de aumento nos índices de violência doméstica. Há muito a ser feito, mas o programa só tem a crescer. Cada programa que é lançado para o benefício dessas vítimas, cada passo dado e cada conversa vem para somar ao nosso objetivo de acolher e transformar a vida dessas mulheres”, finalizou Ana Paula.
Millena Barroca/Secom Maceió