Procon Maceió encerra Feirão do Nome Limpo com 80% de índice de solução de dívidas
O primeiro Mutirão do Nome Limpo, realizado pelo Procon Maceió, foi um sucesso. Na oportunidade, 80% dos consumidores de Maceió saíram com acordos fechados e suas dívidas negociadas. A estrutura montada no calçadão da Rua do Comércio atendeu cerca de 5 mil pessoas para limpar seus nomes e CPFs antes negativados nos órgãos de proteção ao crédito.
“Ficamos muito felizes com o sucesso da feira, porque nós conseguimos ajudar muitos consumidores a ‘limpar’ seu nome. Após esse sucesso, estamos analisando a possibilidade, junto com o Senador Rodrigo Cunha, de realizarmos uma segunda edição em Maceió”, comentou o diretor executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Maceió com o apoio do senador Rodrigo Cunha.
Dados de uma pesquisa feita pela Fecomércio apontam que o percentual de famílias endividadas na capital chegou a 62%, em junho, voltando ao patamar médio do começo do ano. O número de inadimplentes também aumentou, passando de 47.159, em maio e a 51.010, em junho, o que equivale a 8% de aumento.
Edjane Santos saiu bastante animada do Feirão. “A sensação é de alívio, porque eu consegui quitar algumas dívidas do passado e outras que estavam me negativando também. Era uma dívida de R$4.000. Saí do Feirão com um boleto de apenas R$78”, comemorou a consumidora.
Núcleo de Apoio aos Superendividados
Mesmo com o fim do Feirão, os consumidores maceioenses ainda têm como negociar seus débitos. O Núcleo de Apoio aos Superendividados (Nas), que está localizado na Universidade Mário Pontes de Jucá (UMJ), promove um atendimento individual de consumidores que estão em situação complicada devido alto grau de endividamento. Lá, eles são orientados para o desenvolvimento de medidas preventivas e corretivas, como realizar seu planejamento financeiro, a melhor forma de saldar suas dívidas, além da instauração de processos administrativos conciliatórios e sancionatórios.
“Qualquer consumidor com superendividamento pode procurar o Nas. E qualquer outro que não esteja com superendividamento também pode vir para receber orientações. Hoje, o Procon Maceió atende centenas de maceioenses. Agora, temos uma atenção especial com os superendividados. No espaço, os consumidores terão ajuda de psicólogo e economista para desenhar uma planilha personalizada, que deverá ser respeitada para efetuar a quitação desses débitos,” explicou Leandro Almeida.
A criação do NAS ocorreu após a recente reforma do Código de Defesa do Consumidor, que teve como relator o senador Rodrigo Cunha. O Projeto de Lei 14.181/21 estabelece novo regime jurídico de prevenção e superendividamento. Com esta reforma, existe a possibilidade de os consumidores exercerem um papel de igualdade frente aos seus credores nas negociações das suas dívidas.
Outros atendimentos
Para os outros serviços e atendimentos do Procon Maceió, o consumidor pode entrar em contato pelos telefones 0800 082 4567 ou no WhatsApp (82) 98882-8326. Para quem prefere atendimento de forma presencial, pode se dirigir em qualquer uma das unidades do Procon Maceió: no Centro Universitário Uninassau, no bairro Farol; na sede da antiga FAT, atual Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ), no Barro Duro; e na sede do Procon Maceió, na Rua Dr. Pedro Monteiro, 47, no centro de Maceió. O horário de funcionamento é das 8h às 14h.
Os núcleos da UMJ e Uninassau estão abertos ao público de 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. Para formalizar as denúncias, é necessário entregar as cópias do RG, CPF, comprovante de residência e demais documentos que forem necessários para embasar as reclamações de abuso aos direitos do consumidor.
Nicolle Salazar/Ascom Procon