Prefeitura estuda parcerias para fortalecer apoio à mulheres vítimas de violência
O projeto integra ações do Programa Salve Mulher; bares e restaurantes parceiros receberão selo “Mulher segura”
Para incentivar o acolhimento a mulheres vítimas de violência em Maceió, a Prefeitura estuda uma parceria com bares e restaurantes associados à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel/AL). O projeto cria um protocolo de atendimento seguro e humanizado, prevenindo a ocorrência de agressões em estabelecimentos da capital. A proposta foi apresentada na manhã desta quinta-feira (2), em evento no restaurante Bodega do Sertão, no bairro de Jatiúca.
A iniciativa, que integra uma ação do Programa Salve Mulher, consiste em uma capacitação de servidores dos estabelecimentos para identificarem situações de violência — como importunação, assédio, vulnerabilidade e violência — e garantirem a proteção às mulheres. Esses, receberão o selo de protocolo “Mulher Segura”, uma vez que estarão aptos a garantir uma acolhida eficaz, com auxílio e proteção, dentro das suas dependências.
Para Ana Paula Mendes, coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, o objetivo é incentivar os proprietários de bares e restaurantes a se tornarem multiplicadores no enfrentamento à violência, criando espaços de segurança para as mulheres em Maceió.
“Acreditamos na formação e sensibilização dos mais diversos setores para trabalharmos juntas e juntos por uma cidade mais segura e sem violência contra as mulheres. Por isso, estamos propondo essa parceria atuar justamente no elo entre a mulher agredida e a rede de proteção, que se coloca à sua disposição em caso de vulnerabilidade e risco”, explicou a coordenadora.
A iniciativa foi acolhida pela Associação, que se comprometeu a estimular a medida entre os associados. “Para nós, é uma honra poder contribuir com essa proposta e trabalhar para diminuir os índices alarmantes de violência contra a mulher. Juntos, sem dúvidas, somos mais fortes. Assim, ganham não só os empresários, mas toda a população”, disse Brandão Júnior, presidente da Abrasel/AL.
O empresário Fernando Peron, proprietário do Boteco Lugar Nenhum, esteve presente e se comprometeu em aderir à ação. “O mais importante disso tudo é essa união que está sendo estabelecida, pois a responsabilidade é de todo mundo. Quando uma mulher sai de casa para se divertir, ela precisa se sentir segura e acolhida. Então, quando desenvolvemos iniciativas como essa, com certeza vamos colher bons resultados. Nosso estabelecimento está de portas abertas para essa parceria”, informou.
“As mulheres têm o direito de sair de casa e se sentirem seguras, especialmente em seus momentos de lazer. A Prefeitura está comprometida em garantir a proteção, coibindo assédios e violências contra nós”, assegurou Ana Paula.
Millena Barroca e André Aguiar/Secom Maceió