Prefeitura discute programação para a campanha Outubro Rosa 2021
Atividades incluem ações de conscientização para a prevenção e realização de exames de rastreamento do câncer de mama
A secretária Municipal de Saúde, Célia Fernandes, recebeu, nesta quinta-feira (23), a primeira-dama de Maceió, Marina Candia, para ajustar as atividades da campanha anual Outubro Rosa, dedicada à prevenção e à detecção precoce do câncer de mama. Este ano, aproveitando a mobilização das mulheres para a realização dos exames de rastreamento do câncer de mama, a Prefeitura também promoverá a sensibilização das usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) para os exames preventivos de câncer de colo de útero, represados em decorrência da pandemia.
A campanha municipal promove o autocuidado, por meio de atividades e práticas saudáveis e ampliação da oferta do exame de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, nos equipamentos da rede pública de saúde. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a campanha envolve todas as secretarias e órgãos municipais e instituições não governamentais que atuam na rede de atenção às mulheres com câncer de mama.
“O Outubro Rosa tem grande importância para a saúde da mulher, uma vez que o poder público e diversos segmentos da sociedade se mobilizam para a promoção da conscientização sobre a doença e pela ampliação das ações de prevenção e acesso ao diagnóstico. A primeira-dama de Maceió, entendendo a relevância deste trabalho, abraça a campanha e se une ao nosso esforço e para convidar as mulheres a reforçar os cuidados com sua saúde”, informa a secretária Célia Fernandes.
Além de usar os meios de comunicação para a conscientização sobre o autocuidado e a realização de exames durante o mês de outubro, haverá palestras, seminários, exposição temática de fotografias, atividades culturais e de promoção da autoestima, escuta e acolhimento para as servidoras da Saúde Municipal e para as usuárias das unidades de saúde do município.
Para a primeira-dama de Maceió, a campanha será um marco para a saúde das mulheres da capital alagoana. “Eu estou muito feliz com o amparo da secretária Célia Fernandes, acho que será um mês muito produtivo, principalmente com a realização dos exames, que serão ampliados em toda a rede do Município. Acredito que a campanha seja crucial para nossa cidade, especialmente para a saúde da mulher maceioense”, afirma Marina Candia.
Representando o Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, também esteve presente na reunião a assessora Anna Julia.
A campanha
O Outubro Rosa é uma campanha internacional com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. A redução de risco, por meio de práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para redução da mortalidade por câncer.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama a partir da adoção de alguns hábitos, como atividade física regular, alimentação saudável, não fumar e evitar ingestão de bebidas alcoólicas. O diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura.
Ascom SMS