Prefeito JHC entrega certificados de cursos de capacitação para famílias em vulnerabilidade social
Cursos foram realizados em parceria com o Senai e visam dar oportunidade de acesso ao mercado de trabalho
O prefeito JHC entregou, nesta terça-feira (24), certificados dos cursos profissionalizantes ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e iniciados em junho. Os cursos são destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social na capital e visam dar oportunidade de capacitação, emprego e renda. Com a conclusão, os participantes estão aptos a ingressar no mercado de trabalho. Ao todo, foram 60 concluintes.
“Esses certificados são a marca registrada do trabalho e do esforço de cada um de vocês e que agora estão aptos para novas atividades. Esse é o maior patrimônio de vocês que não arrumaram desculpas, foram em busca e participaram dos cursos. A todos vocês o meu orgulho, continuem firmes que esse é o caminho”, parabenizou o prefeito.
Os cursos oferecidos foram gesseiro, aplicador de revestimento cerâmico, assistente administrativo e eletricista. Participaram maceioenses com idade mínima de 16 anos e que estavam inseridos no Cadastro Único, com renda per capita de R$ 178,00 e escolaridade a partir de 6º ano do ensino fundamental.
O secretário de Assistência Social, Carlos Jorge contou sua história e afirmou que o Município está se dedicando para que novas parcerias e melhorias sejam feitas para superar a meta e para ofertar ainda mais cursos.
“Meu primeiro curso de formação foi no Senai. Quem está determinado a vencer não tem nada que nos impeça quando estamos determinados a vencer. A maior grandeza de todos nós é a decisão. Uma decisão consegue fazer superar qualquer obstáculo. Sucesso para vocês”, disse o secretário.
Marivânio Leite, que teve sua esposa e filha participando do curso, parabenizou e agradeceu a Prefeitura de Maceió pela parceria com o Senai.
“Hoje é um dia muito importante. Apesar da situação que estamos vivendo, quando surgiu essa oportunidade fui orientar minha filha e esposa a fazerem o curso. Também sou fruto desse trabalho, hoje tenho certificados que me ajudaram a chegar a crescer profissionalmente. Hoje sou incentivador da minha família e parabenizo a Prefeitura por ofertar esses cursos”, disse.
Sara Beatriz que é filha do Marivânio e foi uma das alunas, afirmou que o mercado de trabalho precisa de pessoas qualificadas. “Fiz curso de assistente administrativo e estou feliz demais. Esse é um momento único, agradeço a Prefeitura e pelo apoio que recebi dos meus pais. Estou muito feliz”, comemorou.
As equipes técnicas da Coordenação do Programa Bolsa Família realizaram monitoramento durante os cursos para acompanhar e dar orientações necessárias aos alunos, garantindo o bom desempenho dos estudantes.
Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió