Olimpíadas de Paris: alagoanas Duda Arakaki e Bárbara Galvão são convocadas
Nesse domingo (7), a técnica da equipe olímpica de ginástica rítmica, Camila Ferezin, divulgou a lista de convocadas da modalidade para os jogos olímpicos de Paris, que se iniciam no dia 26 de julho. Dentre as convocadas, duas atletas alagoanas estarão representando o Estado na França, são elas: a capitã da seleção, Duda Arakaki, e Bárbara Galvão.
Maria Eduarda de Almeida Arakaki, ou apenas Duda, tem 20 anos de idade e, em agosto deste ano, completará 21, mas já coloca em seu currículo sua segunda Olimpíada disputada.
Com apenas 17 anos, Duda disputou os jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. À época, a atleta alagoana era tratada como a maior promessa, não só de Alagoas, mas, brasileira dentro da modalidade. Três anos depois, Maria Eduarda chega como uma das grandes líderes da seleção, inclusive a ginasta é a capitã do time Brasil dentro da Ginástica Rítmica.
Duda já conquistou a medalha de ouro no Mundial de Ginástica Rítmica, em Portugal, no ano passado, na prova de cinco arcos; medalha de ouro na Copa do Mundo de Cluj-Napoca, Romênia, na modalidade 3 fitas mais 2 bolas; além de levar prata e bronze no mesmo torneio em outras categorias. Arakaki também faturou 3 medalhas de ouro no Pan-Americano de 2021, no Rio de Janeiro.
Já Bárbara Galvão, ou Bárbara Urquiza, está a caminho de seus primeiros Jogos Olímpicos e a situação é um pouco diferente em relação a sua companheira conterrânea. Bárbara está listada como reserva da seleção, ou seja, só entrará para disputa em caso de lesão de uma das suas companheiras de equipe.
Bárbara tem 21 anos e, assim como Duda, é nascida em Maceió. A atleta já conquistou três medalhas de ouro nos jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em 2023; medalha de ouro nos jogos Sul-Americanos em Assunção, no Paraguai; e fez parte do melhor resultado da história da ginástica rítmica em Mundiais em Kitakyushu, no Japão.
Além das alagoanas, o Brasil também terá na seleção de Ginástica Rítmica, Deborah Medrado, Nicole Pírcio (ambas em sua segunda olimpíada), Sofia Madeira e Victória Borges, titulares junto com Duda Arakaki. Mariana Pinto, Giovanna Silva e Gabriella Coradine serão as suplentes, juntas com Bárbara Galvão.