Novo sistema eletrônico agilizará abertura e localização de processos na Educação
Sistema Unificado de Processos Eletrônicos diminuirá gradativamente o uso de processos físicos, agilizando todo o trâmite entre a secretaria e as escolas
Visando desburocratizar e acelerar os processos da rede municipal de educação, a coordenação geral de tecnologia da informação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em conjunto com o Gabinete de Governança e a Secretaria Municipal de Gestão (Semge), estão implementando o Sistema Unificado de Processos Eletrônicos (Supe). Esse novo sistema digital tornará a gestão mais sustentável devido a diminuição gradativa dos processos físicos produzidos na rede.
O Supe é um sistema totalmente eletrônico que serve para a tramitação dos processos administrativos no âmbito da Prefeitura de Maceió. O programa permite que o servidor despache, faça encaminhamento, arquive e anexe os processos, e tudo isso ocorrerá com uma certificação desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Semge, que garante a originalidade dos documentos.
Segundo o coordenador geral de tecnologia da informação, Pitágoras Arandas, o Supe é uma inovação criada para agilizar a localização dos processos.
“O principal objetivo do Supe é eliminar a quantidade de papel que usamos hoje. O Supe é tipo um GPS do processo, a qualquer momento você pode entrar no computador e no sistema, e vai localizar aquele processo. Coisa que antigamente tinha que ficar procurando, às vezes perdia um papel importante e com o Supe isso não vai acontecer mais. A comunidade escolar, por exemplo, vai poder abrir um processo de onde ela estiver sem precisar vim à Semed para fazer o trâmite”, explica.
Por ser um sistema novo, os órgãos municipais estão realizando treinamentos online com os servidores. Pitágoras ressalta que essas capacitações acontecem de forma virtual dentro da própria plataforma, onde existe um manual e cerca de 45 videoaulas explicativas que estão disponíveis a qualquer hora do dia.
“A partir de agosto todas as secretarias estarão alinhadas com o Supe e finalizando o uso do Siimm. Os treinamentos para usar a plataforma é importantíssimo, temos 45 videoaulas disponíveis, também temos o projeto de montar uma comissão de modernização aqui na secretaria para atender qualquer dúvida”, comenta o Coordenador Geral da Tecnologia da Informação.
Para o servidor utilizar o sistema é necessário abrir um navegador, acessar o endereço: www. siimm.supe.maceio.al.gov.br e informar as credenciais (usuário e senha) fornecidas pelo administrador do sistema. Caso não possua usuário e senha é disponibilizado pela coordenação de tecnologia da informação um formulário onde o funcionário deve solicitar uma senha, de uso estritamente pessoal, para cadastro e posterior utilização do sistema.
Laura Barbosa (estágiaria) / Ascom Semed