INLCUSÃO!

Discutido projeto que cria o programa de Proteção e Educação Alimentar para Crianças Diabéticas
Os deputados presentes à sessão ordinária desta quinta-feira, 21, apreciaram 18 itens na ordem do dia, entre eles, o projeto de lei ordinária nº 1100/2024, que dispõe sobre a criação do programa de Proteção e Educação Alimentar para Crianças Diabéticas. De autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), a matéria passou por uma segunda discussão, e tem por objetivo orientar crianças de até 12 anos de idade, com diagnóstico de diabetes Melitus tipos 1 e 2, sobre sua alimentação, estabelecendo serviços de reeducação alimentar e acompanhamento nutricional.
“O Estado de Alagoas poderá fornecer, gratuitamente, aos representantes legais das crianças, aparelho medidor de glicose de modelos que não necessitem de amostra sanguínea”, estabelece o projeto em um de seus artigos, acrescentando ainda que os responsáveis receberão treinamento para o uso correto e manutenção dos aparelhos.
Em sua justificativa, Alexandre Ayres diz que com esse programa poderá haver um monitoramento mais preciso quanto à prevenção de possíveis complicações da doença. “Haverá também menos sofrimento para as crianças, que não precisarão furar o dedo ao medir a glicose todas as vezes”, conclui o parlamentar sobre seu projeto, que precisa passar por uma votação em 2º turno.