Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.

Grupo de idosas capoeiristas participam de exposição virtual de pintura em tela

Exposição será transmitida pelas redes sociais da Prefeitura de Maceió, na próxima segunda(2), às 9h

O grupo de idosas capoeiristas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pitanguinha participam, na próxima segunda-feira (2), às 9h, da I Exposição Virtual de Pintura Em Tela – Replicando Carybé. A exposição será transmitida pelas redes sociais da Prefeitura de Maceió.

O evento em homenagem ao Dia do Capoeirista, comemorado no dia 3 de agosto, reproduzirá pinturas em tela do artista plástico, Hector Júlio Páride Bernabó – Carybé, conhecido por suas obras que valorizavam a cultura baiana, os rituais afro-brasileiros, a capoeira, as belezas naturais e arquitetônicas da Bahia.

Idosas estão reproduzindo obras do pintor Carybé

Além da exposição, haverá roda de capoeira do grupo de idosas, apresentação cultural de berimbau e roda de conversa entre os mestres de capoeira Besourão, Mestre Cláudio Figueredo e Mestre Petuti falando sobre as obras de Carybé e sobre o dia do capoeirista.

Segundo o educador social, Ivanildo Antônio (Mestre Besourão), essa exposição virtual tem o objetivo de estimular e promover a autonomia, integração e socialização entre as mulheres do grupo.

“Além de momentos de lazer, protagonismo e da vivência da arte em tela, queremos contribuir para o desenvolvimento e divulgação da Capoeira Inclusiva em Alagoas. Nossas idosas reproduziram pinturas em tela com essa temática, com as obras que mais lhe chamaram atenção”, explicou Mestre Besourão.

A I Exposição Virtual de Pintura Em Tela (Replicando Carybé) tem o apoio Escola Ubuntu da Capoeiragem (EUCAP), do Centro de Cultura e Estudos Étnicos (ANAJÔ) e do Lar São Domingos. O evento também será retransmitido para o canal do Facebook, Capoeira com a UFPE e para o canal do Youtube, Henrique Kohl – Contramestre Tchê.

Vem que Tem Balanço

O projeto Vem que tem Balanço, realizado no pelo Serviço de Convivência do Cras Pitanguinha, conta com aulas de capoeira para idosas, que também aprendem sobre questões culturais, como a história dessa arte e seu objetivo.

Em 2019, o grupo de 35 mulheres, de 40 a 82 anos,  participou da primeira cerimônia de batismo do projeto, que teve a troca de cordas, ritual que simboliza que o grupo já está pronto e apto para aprender ainda mais sobre essa representação cultural. Os patronos da turma foram o Mestre Cláudio, capoeirista desde 1967, e o Mestre Jacaré, capoeirista desde 1970.

A capoeira ensinada para o grupo é adaptada, mas que mesmo assim engloba todos os seus principais fundamentos. A prática para as idosas é adaptada e inclusiva, com movimentos que elas consigam realizar.

Vanessa Napoleão / Ascom Semas

Botão Voltar ao topo