Empresa Verde Alagoas é multada por despejo de esgoto no mar de Maragogi
Após constatar o derramamento de esgoto na praia de Maragogi, nesta terça-feira, 07, a prefeitura do município multou a empresa Verde Alagoas em R$ 500 mil. Na internet circularam diversos vídeos onde os internautas registraram a língua suja invadindo a orla da cidade.
Em seu perfil, no Instagram, o secretário de Meio Ambiente de Maragogi, Gabriel Vasconcelos disse que constatou “o grande crime ambiental cometido pela Verde Alagoas, que presta um péssimo serviço de saneamento básico no nosso município”.
Além da multa, o secretário ressaltou que “problemas como esses não podem mais acontecer, principalmente num município como o nosso, com um grande potencial turístico. Os responsáveis vão pagar o preço, podem ter certeza!”.
A assessoria de Comunicação da empresa Verde Alagoas enviou nota à e disse que “o episódio registrado na Praia do Centro, em Maragogi, está relacionado com a interligação de redes pluviais na rede de esgoto e ligações irregulares, já constatado em mapeamento realizado pela empresa, nas residências próximas a região”.
Quanto à alegação feita pelo secretário sobre o não funcionamento da rede de tratamento de esgoto no momento do derramamento no mar, a Verde Alagoas informou que “o sistema de esgotamento sanitário da região encontra-se em plena operação.
Leia nota da Verde Alagoas:
A concessionária Verde Alagoas esclarece que o episódio registrado na Praia do Centro, em Maragogi, está relacionado com a interligação de redes pluviais na rede de esgoto e ligações irregulares, já constatado em mapeamento realizado pela empresa, nas residências próximas a região.
Diante do crescimento desordenado e do uso irregular, ligações clandestinas podem descartar esgotos não tratados nas galerias pluviais, que em dias de fortes chuvas, fazem com que estes resíduos sejam direcionados ao mar.
De acordo com a legislação, os órgãos municipais são responsáveis pela fiscalização dessas irregularidades no sistema de drenagem junto aos imóveis, bem como a aplicação de eventuais sanções.
A Verde Alagoas reforça que o sistema de esgotamento sanitário da região encontra-se em plena operação. A empresa também atua diariamente para que a infraestrutura de saneamento, nos municípios atendidos, esteja em conformidade com os padrões de qualidade e sustentabilidade.