ECONOMIA!
Análise do Banco do Nordeste (BNB) sobre a participação das instituições financeiras no mercado de crédito rural alagoano aponta que mais da metade (56%) desses recursos são financiados com o BNB. A carteira ativa do banco voltada ao setor soma R$ 1,6 bilhão em Alagoas.
O levantamento foi realizado com base em dados do Banco Central (BC), com posição mais atual disponibilizada referente ao mês de junho deste ano. “São informações importantes que revelam o apoio do BNB ao agronegócio alagoano. Com apenas 17 agências no estado conseguimos atender o produtor rural dos mais diferentes portes, com um aporte de crédito superior às demais instituições financeiras”, ressalta o superintendente estadual, em exercício, do Banco do Nordeste, Fabiano Ramiro.
Em Alagoas, as instituições bancárias possuem 150 agências instaladas. Em relação ao BNB, Fabiano destaca que o banco atua em todo o estado por meio de seus canais digitais e dos agentes de desenvolvimento e assessores de microfinança, que visitam os produtores em suas localidades, independentemente da existência física de uma unidade da instituição.
O gestor reforça a relevância social dos financiamentos da instituição destinados à agricultura familiar, em especial os realizados por meio do seu Programa de Microcrédito Produtivo Orientado, o Agroamigo. “São recursos que chegam ao pequeno trabalhador rural e contribuem para a geração de renda e fixação do homem no campo”, afirma.
Para além da agricultura familiar, o crédito rural do BNB também apoia financiamentos com maior volume de recursos, amparados pelo Fundo Constitucional de Financiamento do nordeste (FNE), que abrange desde o mini produtor rural até a agroindústria.
Pelas informações do BC, o mercado de crédito rural em Alagoas responde por R$ 2,8 bilhões. No ranking das instituições financeiras que participam desse mercado, o BNB, além de ser o que possui maior volume de recursos financiados, está ainda a 19.6 pontos percentuais à frente do segundo colocado.