Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.

Desenvolvimento Sustentável reforça ações ambientais para evitar descarte irregular

Equipes da Sudes estiveram na Jatiúca, no entorno das obras do Parque da Mulher, para inibir o despejo inadequado de resíduos e promover a conscientização dos moradores quanto à pauta ambiental

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), realizou, nesta quinta-feira (23), mais uma ação de educação ambiental e fiscalização no entorno das obras do Parque da Mulher, na Jatiúca. O local é considerado um ponto crônico de descarte irregular e, mesmo com a construção de uma área de convívio social, a prática continua sendo executada por moradores e carroceiros que trabalham na região.

Para inibir o despejo inadequado, a Sudes enviou uma equipe de 10 educadores. Orientando a população sobre locais para o descarte correto e de como fazer denúncias, o órgão pretende convocar aliados na luta pela limpeza da cidade e beneficiar mais de 500 residentes do entorno.

Educadores orientam os moradores sobre o descarte irregular e os Ecopontos. Foto: Ascom Sudes
Educadores orientam os moradores sobre o descarte irregular e os Ecopontos. Foto: Ascom Sudes

A fim de penalizar os infratores, o órgão pôs uma equipe de fiscalização para fazer rondas no bairro, verificando possíveis práticas negativas cometidas por carroceiros, transeuntes ou empresas.

Ivens Peixoto, superintendente da Sudes, explica que a Prefeitura oferta Ecopontos para que sejam feitos os descartes, mas os carroceiros e os moradores não aderem. “Temos cinco Ecopontos em Maceió. Na parte baixa, e mais próximo da Jatiúca, temos o da Pajuçara, que pode ser acessado por moradores e carroceiros para o descarte de diversos materiais. Porém, estamos tendo pouca adesão e isso acaba atrapalhando o serviço de manutenção da limpeza da cidade”, disse.

Equipes de fiscalização trabalham firme para coibir descarte irregular - Foto: Ascom Sudes
Equipes de fiscalização trabalham firme para coibir descarte irregular – Foto: Ascom Sudes

Nos Ecopontos (confira o endereço no final do texto), a população e os carroceiros que fazem transportes na cidade podem descartar de pequenos volumes (até um metro cúbico) a resíduos de construção civil, restos de poda e material inservível e volumoso – como móveis e eletrodomésticos em desuso.

“Iremos intensificar as ações de fiscalização na região para punir quem continua praticando o descarte irregular. A limpeza da cidade é responsabilidade de todos, então a população em geral deve andar lado a lado com o poder público”, completou o superintendente.

Ecopontos recebem resíduos da construção civil, restos de poda e móveis inservíveis. Foto: Ascom Sudes
Ecopontos recebem resíduos da construção civil, restos de poda e móveis inservíveis. Foto: Ascom Sudes

Além de realizar o descarte nos Ecopontos, outra forma do cidadão ajudar a manter a cidade limpa é denunciando possíveis irregularidades através do número 0800 082 2600 ou whatsapp 98802-4834. Caso seja flagrado, o infrator pode receber uma multa que varia de R$ 120 à R$ 30 mil.

Endereço Ecopontos:

Pajuçara: Rua Campos Teixeira, n°476;
Tabuleiro: Rua Botafogo, por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão;
Dique Estrada: Av. Governador Teobaldo Barbosa – Vergel do Lago;
Santa Lúcia: Avenida Oswaldo Ramos, 912 – Jardim Petrópolis;
Santa Maria: Av. Lourival Melo Mota, Conjunto Santa Maria, s/n – Cidade Universitária

Alexandre Vieira / Ascom Sudes

Botão Voltar ao topo