Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.

Deputados aprovam a instituição da Comenda Théo Brandão

Com 20 deputados presentes na sessão desta quarta-feira, 11, o plenário da Casa discutiu e votou 20 matérias, dentre elas, o projeto de resolução nº 13/2023, de autoria da deputada Rose Davino (PP), que institui, no âmbito da Assembleia Legislativa, a Comenda Théo Brandão, conferida a personalidades ou instituições que tenham contribuído com prestação de relevantes serviços em prol da preservação da cultura popular e do folclore de Alagoas. A matéria foi votada em segundo turno e aprovada por unanimidade.

“Nasceu em Viçosa, no ano de 1907, e faleceu em Maceió, em 1981, Theotônio Vilela Brandão. Théo Brandão foi folclorista, poeta, professor, médico, farmacêutico e secretário de Estado. Este projeto de resolução tem como objetivo imortalizar o mais importante estudioso da cultura popular de Alagoas”, destaca Rose Davino.

Théo Brandão recebeu prêmios da Academia Alagoana de Letras e da Academia Brasileira de Letras, por sua obra Folclore de Alagoas. Outras obras do autor: Folclore e educação infantil (artigo, 1931), Folclore de Alagoas (1949), Trovas populares de Alagoas (1951), O reisado alagoano (1953), Folguedos natalinos de Alagoas (1961), O guerreiro (1964), O pastoril (1964), Duas raras formas de poesia folc (1979). Em 1975, a Universidade Federal de Alagoas criou o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, para abrigar o acervo do folclorista (sobre arte popular), doado à Universidade.

Botão Voltar ao topo