Concurso de Merendeiras: Maceió tem o 2º melhor prato do estado
Merendeira Yolanda Maria fez uma deliciosa receita com casca de banana da terra, macaxeira e almôndegas de frango
Com o prato “Queridinhos do Brasil”, a merendeira da Escola Municipal Olavo Bilac, do bairro do Feitosa, Yolanda Maria conquistou o segundo lugar na 3ª edição do Concurso de Merendeiras, que teve a final neste sábado (6). As mini almôndegas de frango com purê de banana da terra e macaxeira e macarrão feito com a casca da banana com um molho autoral é totalmente baseada na agricultura familiar, objeto de valorização da competição.
A representante de Maceió foi a campeã na edição passada, idealizada pelo Senac, Sebrae e Embrapa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Há 13 anos na Rede Municipal e participando pela segunda vez da competição, Yolanda agradeceu o apoio da Prefeitura e falou sobre a importância do concurso para a categoria.
“Cada uma aqui é ‘primeiro lugar’ sempre, porque a cada dia a nutrição escolar melhora graças ao nosso esforço diário. Esse concurso nos traz um conforto de sair do anonimato de merendeira e sermos vistas com outros olhos, além do mais, nos propõe a fazer arte na cozinha. Só tenho a agradecer aos que me apoiaram”, declarou a merendeira.
Yolanda falou ainda do poder nutritivo da receita. “Meu prato representa uma alimentação 100% saudável para os estudantes das escolas, seja criança, adulto ou idoso. Propondo uma mudança alimentar, com produtos regionais, sem aditivos de açúcar e gorduras trans”, explicou.
O prato foi pensado por Yolanda com ajuda da auxiliar de cozinha, Francine Elisa, e do nutricionista da Secretaria, Antônio Marcos.
Ela também destacou o valor econômico do prato que reaproveita alimentos que seriam desperdiçados. “Da casca da banana, que geralmente é descartada, nós fizemos um delicioso macarrão rico em fibras. Tudo nesta receita é reaproveitável. É desperdício zero na cozinha”, salientou.
O nutricionista Antônio Marcos exaltou a escolha dos ingredientes feita por Yolanda. “Ela foi muito feliz na preparação do prato com a banana, que ajuda na regulação do intestino, com o frango, que possui aminoácidos importantes e é uma fonte de ferro. Esse prato contém nutrientes necessários para que o aluno da Rede Municipal melhore seu desempenho escolar”, esclareceu o especialista.
Anna Carla Luna, coordenadora do Setor de Alimentação e Nutrição Escolar, falou sobre o bom desempenho de Maceió na competição. “Não só pelo prêmio. O concurso incentiva as merendeiras a pensarem, junto com os nutricionistas, preparações mais nutritivas e de acordo com a agricultura familiar do nosso município”, disse.
Os representantes do Sebrae, Embrapa e Senac, Renata Fonseca, Ricardo Elesbão, Tina Purcell, respectivamente, destacaram a valorização da agricultura familiar e, principalmente, do trabalho das merendeiras para o desenvolvimento dos alunos.
O primeiro lugar ficou para o município de Palmeira dos Índios com a receita de arroz caipira e pirão de galinha. Já o terceiro lugar foi para o escondidinho de charque com batata doce e creme de macaxeira de Penedo. Ao final do anúncio dos vencedores, os representantes ganharam um livro com as receitas finalistas da 2ª edição do Concurso de Merendeiras.
Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed