CHUVAS –
Semarh prorroga Estado de Atenção em Alagoas até esta terça (17)
Por conta da continuidade de chuvas moderadas e ventos fortes, principalmente nas regiões do Litoral, Grande Maceió, Baixo São Francisco, Zona da Mata e parte do Agreste, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) prorrogou o Estado de Atenção em Alagoas até as 23h59 desta terça-feira (17).
O Litoral foi a região com maior volume acumulado de chuva em junho, chegando a 210,1 mm — 83% da média histórica (252,1 mm). A Zona da Mata registrou 169,0 mm, o Baixo São Francisco 162,1 mm e o Agreste 112,5 mm. Já o Sertão e o Sertão do São Francisco tiveram os menores índices, com 64,5% e 58,6% dos volumes médios históricos, respectivamente.
De acordo com a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden), modelos meteorológicos e imagens de satélite indicam a formação de áreas de instabilidade próximas à faixa litorânea, aumentando o risco de pancadas de chuva e rajadas de vento isoladas. A previsão para as próximas 48 horas é de chuvas de intensidade moderada, que podem causar alagamentos em zonas urbanas com drenagem deficiente.
Além das inundações localizadas, há o alerta para possíveis danos causados pelos ventos, como destelhamentos, queda de árvores e placas mal fixadas. Apesar dos acumulados de chuva, não há, até o momento, risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do estado.
A Semarh reforça que está monitorando as condições em tempo real e poderá emitir novos alertas meteorológicos ou hidrometeorológicos caso haja intensificação do quadro. A população pode acompanhar atualizações diárias no site da Semarh: www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico
O alerta foi emitido oficialmente às 21h do domingo (16) e permanece válido até o fim da noite desta terça-feira (17), podendo ser revisto conforme a evolução dos modelos climáticos.
*Com informações da Ascom Semarh