Braskem reafirma seus Compromissos com Maceió

Para facilitar o entendimento e acompanhamento das ações e programas desenvolvidos desde 2019 com o objetivo de reparar, mitigar e compensar os impactos da subsidência do solo e da desocupação dos trechos afetados, a Braskem está consolidando uma plataforma de Compromissos com Maceió (veja abaixo). As ações e programas, muitos em fase adiantada de implantação ou já concluídos, acontecem nas frentes social, urbanística e ambiental e integram os cinco principais acordos firmados entre a Braskem e as autoridades nos últimos anos. Grande parte deles foi definida após discussão com o poder público, a sociedade e as comunidades impactadas. 

“A prioridade da Braskem é, e sempre foi, a segurança das pessoas, e esse sempre foi nosso maior compromisso com Maceió e seus moradores”, diz Marcelo Arantes, vice-presidente de Comunicação e Pessoas da Braskem. “Com a desocupação da área de risco já completada e mais de 94% das indenizações financeiras pagas às famílias e comerciantes que atuavam ali, estamos reafirmando todos os demais compromissos que assumimos ao longo dos últimos anos. Continuamos trabalhando com uma equipe dedicada de mais de 1.000 profissionais nas diversas frentes, reconhecendo o impacto social causado. Porque não basta apenas realocar moradores. É preciso identificar, reconhecer e agir sobre os efeitos em suas vidas. Apoiá-los na retomada e colaborar com o poder público para melhorar a cidade em que vivem”, completa. 

O detalhamento e respectivos estágios de execução das ações e programas já podem ser consultados e acompanhados na plataforma digital www.braskem.com.br/compromissosmaceio, que terá atualização permanente. Os recursos reservados são de R$ 14,4 bilhões e incluem desembolsos feitos diretamente pela Braskem ou transferências ao poder público. Mais de R$ 9,2 bilhões já foram utilizados. “Vamos dar ainda mais transparência a tudo o que estamos fazendo em Maceió”, completa Arantes. 

Conheça aqui os Compromissos Braskem com Maceió

  1. Segurança das pessoas e apoio social aos moradores impactados
  1. Conclusão da indenização de famílias e comerciantes das áreas de desocupação no menor tempo possível 
  1. Estabilização e monitoramento contínuo do solo nas áreas afetadas, utilizando equipamentos de alta tecnologia
  1. Zeladoria e segurança das áreas afetadas
  1. Capacitação, profissionalização e apoio na geração de renda aos moradores impactados
  1. Preservação do patrimônio histórico das áreas de desocupação, da cultura e das manifestações culturais
  1. Compensação e requalificação de serviços de uso público de saúde, educação e atenção social das áreas afetadas
  1. Compensação e requalificação de espaços de convívio social das áreas afetadas e da mobilidade urbana

Construção e reforma: de praças e áreas sociais, espaços de lazer, arenas esportivas; obras de urbanização; repasse de recursos para construção de praças; construção de arenas esportivas.

Obras de urbanização: melhorias na rede elétrica e de iluminação pública; obras de melhoria urbana no entorno de arenas esportivas.

  1. Reparação, mitigação e compensação dos impactos ambientais nos trechos afetados pela subsidência
  1. Prestação de contas permanente e transparente

Ações de comunicação contínuas para prestação de contas à sociedade e às autoridades: relatórios regulares para as autoridades; site dedicado exclusivamente às ações em Maceió; releases para imprensa; perfil em redes socais; reuniões presenciais ou lives; apoio de material impresso para reuniões e visitas de técnicos sociais aos moradores; canais de comunicação direta pelo site, WhatsApp e serviço de 0800.

Sair da versão mobile