Apresentação de coral do Caps Noraci Pedrosa encerra Setembro Amarelo
Além do momento musical, profissionais do Caps divulgaram ao público os serviços especializados do Município
Concluindo as atividades alusivas à campanha Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio – o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Noraci Pedrosa realizou, na tarde desta quinta-feira (30), a apresentação do Coral Voa Voa. A ação aconteceu no ponto de vacinação do Ginásio Arivaldo Maia, no bairro do Jacintinho.
Formado há sete anos, o Coral Voa Voa é composto pelos próprios usuários e profissionais do Caps. Além das apresentações musicais, foram divulgados os serviços ofertados pelo Município com a entrega de panfletos para o público e para os profissionais de saúde do ponto de vacinação.
Segundo a terapeuta ocupacional do Caps Noraci Pedrosa, Manuela Albuquerque, o local foi escolhido por causa do adoecimento mental de muitas pessoas durante a pandemia.
“Durante todo o mês, fizemos diversas ações voltadas ao Setembro Amarelo, tanto dentro do Caps quanto fora, para a comunidade. Nós optamos por trabalhar a campanha nos pontos de vacinação por conta do aumento da procura pelo serviço na pandemia, que ocasionou quadros de ansiedade e depressão. Esse momento de encerramento contempla a comunidade, que vem se vacinar e os profissionais de saúde, que também adoecem”, explica Manuela.
Ela ainda diz que o Coral busca comemorar a vida. “Eles não são cantores, mas eles cantam com muita alegria. Essa inserção cultural faz toda a diferença na vida deles. Fazemos uma pesquisa sobre os compositores e escolhemos as músicas juntos. Com o coral, mostramos à população que é possível sair de um quadro depressivo, desde que busque o tratamento necessário para isso”, salienta a terapeuta.
Janecleide Clarindo é usuária do serviço há quase sete anos e diz que, para ela, o Coral é como um remédio. “O coral é muito importante na minha vida. Eu vejo que é algo muito bom, tanto para a minha saúde quanto para a saúde dos meus colegas. Sem contar que eu amo cantar e amo também o acolhimento que eles fazem com a gente. O Caps é como uma segunda casa”, relata.
Temática deve ser continuada
De acordo com a gerente de Atenção Psicossocial de Maceió, Sheila Ferro, as ações de combate e prevenção ao suicídio não devem se limitar apenas no mês de setembro.
“A intenção é que as atividades continuem, por isso que o tema da campanha este ano é ‘Setembre-se o ano inteiro’. Vamos fazer uma comissão interna, formada por profissionais do Caps para dar continuidade à discussão do tema por meio de palestras e outras atividades preventivas durante todo o ano e não só em setembro”, enfatiza Sheila.
Serviços especializados existentes em Maceió
– Gerência de Atenção Psicossocial (Prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde – Centro) – (82) 3312-5466
– Caps Enfermeira Noraci Pedrosa (Jacintinho) – (82) 3312-5532
– Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho (Chã de Bebedouro) – (82) 3312-5521
– Caps AD. Dr. Everaldo Moreira (Farol) – (82) 3312-5517
– Caps Dr. Rostand Silvestre (Jatiúca) – (82) 3312-5500
– Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria) – (82) 3312-5540
Outros números de atendimento
– Centro de Valorização a Vida (CCV) – Ligue 188
– Centro de Promoção à Saúde, Educação e Amor à Vida (Cavida) – 82 98879-2710 / 99941-0326 e 98891-0820.
Marília Ferreira / Ascom SMS