APOIO!
Projeto institui política de apoio aos pais ou responsáveis de pessoas autistas
Durante a sessão desta quarta-feira, 23, o plenário da Assembleia Legislativa analisou 22 matérias, entre elas, o projeto de lei ordinária nº 908/2024, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (PP), que institui a política de apoio, acolhimento e capacitação aos pais ou responsáveis legais de pessoas autistas.
A matéria foi discutida em segundo turno. “O presente projeto de lei se torna imprescindível para continuar avançando em soluções que promovam o desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nesse caso com um olhar especial para os familiares que são pilares no processo, oferecendo acolhimento e capacitação, criando uma rede de apoio”, disse a autora da proposição.
A matéria também torna acessível o conhecimento acerca do assunto, para que seja abordado com cuidado e sem generalizações, além de buscar fortalecer o laço entre a família e a pessoa que se encontra dentro do espectro autista. A ressignificação de valores intrínsecos na sociedade no que diz respeito ao autismo também é um dos objetivos, podendo ampliar o debate, a fim de buscar novas soluções para a inclusão dessa parcela da sociedade.
“O Transtorno do Espectro Autista é uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro, que afeta aspectos da comunicação, linguagem, comportamento e da interação social. É comum que ao receber o diagnóstico e se sentir pouco preparado para os desafios dessa jornada, ocorra um isolamento social pelo medo do julgamento e o instinto de proteção sobre o filho, mas isso acaba provocando traumas não só sobre a pessoa autista, mas sobre a própria família. É do bem-estar emocional dos familiares que depende o desenvolvimento e o estímulo da pessoa autista nesse processo de cuidados e autoconhecimento”, destaca Gabi Gonçalves.