Ações educativas orientam sobre o combate ao abuso sexual infantil
Ação aconteceu nos bairros do Poço, Vergel e Jacintinho
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) foi às ruas da capital para conscientizar à população sobre o dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado nesta nesta terça-feira (18).
A campanha com o tema ‘Não Finja Que Não Ver’, aconteceu em diversos bairros de Maceió e contou com a presença do secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge, que distribuiu folhetos da campanha junto com a equipe da Semas, para motoristas e transeuntes que passavam pelos locais.
“É um trabalho de prevenção, para proteger crianças e adolescentes, alertar as famílias e conscientizar a população em geral sobre o abuso sexual infantil”, explicou o secretario Carlos Jorge.
A ação aconteceu nos bairros onde tiveram o maior número de denúncias. O bairro do Vergel do Lago teve 14 casos e o Jacintinho, 33 registros. A sede da Semas, no bairro do Poço, também recebeu a ação.
Segundo dados da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual – (RAVVS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em 2020 foram registrados 339 casos de Abuso e Exploração Sexual Infantil em Maceió.
A coordenadora dos direitos da Criança e Adolescente da Semas, Gabrielle Claudino, falou da importância da denúncia. “A população e as famílias não devem se calar e podem recorrer aos conselheiros tutelares, ou através do disque 100”, alertou a coordenadora.
Nesta quarta-feira (19), a ação acontecerá na parte alta da cidade, em frente ao Caic Benedito Bentes, a partir das 8h.
Live
O YouTube da Prefeitura de Maceió transmitirá uma live, nesta terça-feira (18), às 19h, com o tema: Dia de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A live terá a participação do secretário Municipal de Assistência Social, Carlos Jorge da Silva, da coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para a Mulher, Ana Paula Mendes, da Psicóloga, Kliciany Martins e da Conselheira Tutelar da região II e advogada, Maria Eunice.
As ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foram promovidas pela Diretoria de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos da Semas.
Mailson Franklin/Ascom Semas