CUIDADOS –
É importante atenção redobrada aos canais oficiais da Distribuidora e checar com cautela qualquer informação compartilhada por terceiros

Equatorial Alagoas alerta população alagoana sobre golpes e reforça dicas segurança no pagamento da conta de luz
A Equatorial Alagoas faz um alerta importante à população alagoana com dicas de segurança para evitar que clientes caiam em golpes durante o pagamento da conta de luz. A Distribuidora destaca a importância de redobrar a atenção na hora de quitar os boletos, acessar canais digitais confiáveis e checar com cautela qualquer informação compartilhada por terceiros.
O gerente de Experiência com o Cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Morais, salienta que os consumidores devem estar sempre atentos e utilizar exclusivamente os meios oficiais disponibilizados pela empresa para efetuar os pagamentos e sempre verificarem se o destinatário é identificado como Equatorial Alagoas Distribuidora de Energia S.A., conferindo também o CNPJ (que pode ser conferido na conta de luz) para garantir a autenticidade da transação.
“Hoje, o cliente tem várias opções para pagar a conta de luz: débito automático, casas lotéricas, agências bancárias, site oficial da Equatorial e maquinetas de cartão (débito ou crédito) nos postos presenciais, com agentes de negociação ou equipes de campo, devidamente uniformizadas e com crachá de identificação”.
“Já o pagamento via Pix está disponível tanto pelo QR Code na conta de luz quanto nas maquinetas utilizadas pelos agentes. É importante destacar que colaboradores da Equatorial Alagoas nunca recebem dinheiro. Qualquer solicitação fora desses padrões deve ser encarada com desconfiança”, complementa o gerente.
O débito automático em conta corrente é outra forma de pagamento que requer atenção, tendo em vista que o débito só é efetuado após o cliente solicitar a autorização junto ao seu banco/instituição financeira.
CANAIS DIGITAIS
Outro ponto de atenção é o acesso seguro aos serviços digitais. Carlos Morais orienta que os clientes evitem inserir dados pessoais em sites ou aplicativos não oficiais, especialmente os acessados por meio de mecanismos de busca/pesquisa.
A recomendação é digitar diretamente no navegador o endereço www.equatorialenergia.com.br, e selecionar o estado “ALAGOAS”.
A Equatorial também disponibiliza o aplicativo oficial “Equatorial Energia” para dispositivos móveis, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play (Android) e App Store (iOS). Para garantir um acesso seguro, é importante que o cliente se atente à interface do app, verificando o nome correto do desenvolvedor e os elementos visuais oficiais da Equatorial, evitando assim a instalação de aplicativos falsos que possam representar risco de golpe.
A concessionária alerta ainda, que sua única assistente virtual oficial é a Clara, que realiza o atendimento via WhatsApp disponível pelo número (82) 2126-9200.
DESCONTOS
A Equatorial Alagoas também salienta que a única forma de obter desconto na conta de luz é por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), destinada a famílias de baixa renda.
Qualquer desconto legítimo já estará descrito na própria fatura. Caso alguém ofereça vantagens ou reduções no valor da conta de forma informal, a orientação é não realizar nenhum pagamento e denunciar imediatamente à polícia.
CAIU EM GOLPE? SAIBA O QUE FAZER!
Se você foi vítima de fraude, é essencial registrar o pedido de devolução diretamente no banco onde o pagamento foi efetuado.
“Também é fundamental registrar um boletim de ocorrência, incluindo o máximo de informações possíveis, como dados do boleto, canais de contato recebidos e forma de pagamento. Essas informações são essenciais para auxiliar a investigação policial e garantir que os responsáveis sejam punidos”, orienta Carlos Morais.
Em caso de dúvidas ou para mais orientações, os clientes podem se dirigir a uma das agências de atendimento presencial da Equatorial Alagoas ou entrar em contato pelo telefone 0800 082 0196 (ligação gratuita).
*Com Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas