OPERAÇÃO FROZEN II:
Equatorial e Polícia Militar realizam ação de combate ao furto de energia em fábrica de gelo localizada na Barra Nova
Estabelecimento comercial é reincidente por praticar a auto religação da unidade por três vezes, sem o consentimento da Distribuidora
Seguindo as ações de fiscalização de combate ao furto de energia elétrica, a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), por meio da 4ª Companhia Independente de Marechal Deodoro, com o apoio da Equatorial Alagoas, desencadeou a operação “Frozen II” que constatou pela 3ª vez consecutiva o crime de furto de energia por meio da auto religação em uma fábrica de gelo localizada, na Barra Nova, litoral sul do estado.
De acordo com informações repassadas pela equipe técnica de inspeção da Distribuidora, no estabelecimento que funciona com transformador de 112,5 kVA, foi constatado que o cliente estava ligado direto na rede de Distribuição pela terceira vez, somente no mês de dezembro. O fornecimento foi suspenso no último dia (12/12) e após o monitoramento remoto da unidade, foi identificada novamente uma ligação direta no dia (18/12) e novamente no dia (20/12).
A Distribuidora ressalta, que a prática que é configurada como crime, pode provocar acidentes graves, além de prejudicar o funcionamento da rede de distribuição, já que o responsável pelo ato interveio no sistema sem a devida capacitação e habilitação.
Com a chegada da polícia militar e as equipes de inspeção da Distribuidora o responsável e funcionários do estabelecimento fugiram do local através de uma casa vizinha. Um boletim de ocorrência foi registrado da situação encontrada.
Penalidades e onde denunciar
A Equatorial Alagoas ressalta que o furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos, sem que haja prejuízo, como oscilações e possíveis interrupções aos clientes em situação regular.
Para colaborar com a inibição do furto de energia, a Equatorial orienta como os alagoanos podem registrar a sua denúncia, a qual pode ser realizada sem identificação do denunciante, garantindo o anonimato.
Ao acessar o site oficial www.equatorialenergia.com.br, o consumidor terá acesso a uma área para fornecer dados sobre a situação, como por exemplo: endereço, município, código único a ser denunciado, número do medidor de energia, pontos de referência e também o espaço conta com a opção para anexar imagens e vídeos que possam auxiliar na análise do caso. As denúncias de suspeitas de irregularidades.
*Com Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas