Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.

TRAGÉDIA!

Bebê morre ao se engasgar durante alimentação

Uma bebê de apenas dois meses morreu após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, em Arapiraca, Agreste do estado, nessa quinta-feira (12).

A criança se chamava Wedia Laura Delfino da Silva Nascimento e se engasgou enquanto se alimentava. Ela foi socorrida à UPA, mas não resistiu.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), responsável pela administração da UPA, a bebê deu entrada na UPA já em parada cardiorrespiratória.

“A Direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arapiraca esclarece que adotou todos os procedimentos preconizados para salvar a vida da paciente W.L.F.S.N., de 2 meses. Entretanto, devido à gravidade do seu quadro clínico, decorrente de um engasgo, ela não resistiu e evoluiu para óbito”, diz a Sesau.

Segundo a Sesau, imediatamente após chegar à UPA Arapiraca, a criança foi encaminhada à Área Vermelha, onde foi iniciado o procedimento de ressuscitação cardiopulmonar pela equipe multidisciplinar, conforme é preconizado nestes casos.

“Também foram administradas 10 ampolas de adrenalina, mas, infelizmente, após 38 minutos de assistência especializada, a paciente entrou em óbito”, declarou a Sesau.

Saiba o que fazer em situações semelhantes

Casos de engasgos nos primeiros três anos de vida são comuns e listados como uma das principais causas de mortalidade infantil. Veja, abaixo, as dicas de especialistas de como agir nessas situações:

Se um bebê estiver engasgado, é importante agir rapidamente e manter a calma:

Chame o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu ) pelo 192 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193;

Coloque o bebê de bruços no seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas.

Vire o bebê de barriga para cima no seu braço e faça mais cinco compressões sobre o esterno;

Tente ver se consegue retirar o objeto da boca com delicadeza. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada de ajuda médica;

É importante não chacoalhar o bebê, bater nas costas, virar de ponta cabeça ou tentar tirar o objeto da boca se não estiver vendo. A tosse é a melhor forma de expelir o objeto e indica que a criança está respirando;

É preciso procurar ajuda médica imediatamente se o engasgo resultar em: dificuldade respiratória, respiração ruidosa e mudança de cor nos lábios ou na pele.

Botão Voltar ao topo