VÍDEO:
Coronel da PM é preso após agredir física e verbalmente assessora e advogada de coligação
O tenente-coronel da Polícia Militar, Ozelito Martins da Rocha, foi preso, na madrugada desta quinta-feira (3), após agredir verbalmente e fisicamente a advogada Alice Rikelly da Silva Teles, assessora da prefeita da cidade e advogada da coligação “Para Frente Canoa”.
Em vídeo que circula nas redes sociais é possível ver o momento em que o PM confronta a advogada e, logo em seguida, a agride fisicamente.
As imagens mostram também uma grande confusão envolvendo o coronel Ozelito, que atua como assessor do candidato opositor, Jairzinho Lira. Na ocasião, ele bate em outro carro e, em seguida, tenta abrir a porta e desfere chutes contra o veículo. Outro homem de camisa preta tenta retirar à força o motorista do carro. O coronel aparece com uma arma nas mãos. Ao todo, quatro homens surgem na filmagem.
“Capangas armados com a finalidade de intimidar a nossa equipe agiram com truculência. A assessora da prefeita e advogada da coligação foi perseguida e agredida fisicamente e verbalmente pelo tenente-coronel Ozelito, em frente a policiais militares, que silenciaram frente ao que ocorreu”, disse Edilza.
A prisão do tenente-coronel foi confirmada pelo secretário da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Flávio Saraiva..
A prefeita de Lagoa da Canoa, Tainá Correia de Sá, pediu socorro às autoridades e afirma que o município foi invadido por pessoas que querem fazer política com agressões e sem dignidade nem decência. Segundo ela, a política de Lagoa da Canoa “não é política, nem democracia, é uma política de bandidos.”
Por meio de nota, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas, em conjunto com as Subseções de Arapiraca, Sertão, Palmeira dos Índios, Penedo, Porto Calvo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Vale do Paraíba, manifestou repúdio à agressão sofrida pela advogada Alice Rikelly da Silva Teles. Confira na íntegra:
A violência perpetrada contra a advogada, em pleno exercício de sua função, atinge não apenas a esfera pessoal, mas também a dignidade de toda a classe advocatícia. Trata-se de uma afronta às prerrogativas profissionais e à integridade de uma advogada que, no desempenho de seu papel essencial à justiça, foi vítima de atitudes covardes e repulsivas.
Manifestamos nossa total solidariedade à colega Alice Rikelly da Silva Teles, repudiando de forma enérgica qualquer tipo de violência contra advogados e advogadas. A Seccional Alagoas, junto às Subseções envolvidas, acompanhará de perto as investigações e exigirá que as medidas legais cabíveis sejam adotadas contra o responsável por esta grave violação. A OAB Alagoas cobrará a devida punição do agressor perante as autoridades competentes.
A OAB reafirma seu compromisso com a defesa intransigente das prerrogativas da advocacia e com a construção de uma sociedade onde o respeito ao Estado de Direito e aos direitos fundamentais prevaleça. Continuaremos vigilantes e atuantes para garantir que a advocacia seja exercida de forma livre e independente, sem intimidações ou agressões.
Por fim, colocamo-nos à disposição das instituições competentes e da sociedade civil organizada para promover, juntos, um ambiente de respeito, justiça e dignidade para todos os profissionais do direito e cidadãos.
Video: