SEGURANÇA!
O Pelotão de Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam) do 3º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Arapiraca, iniciou, nesta semana, a oitava turma do Estágio de Nivelamento Operacional (ENOR). As instruções treinam policiais para atuarem na modalidade de policiamento utilizando motocicletas, implantada na Unidade no ano de 2010.
Desde então, o 3º BPM atua com o patrulhamento motociclístico diário, no município de Arapiraca e cidades circunvizinhas, como Craíbas, Coité do Nóia, Feira Grande, Limoeiro De Anadia e Taquarana.
De acordo com o aluno do ENOR, soldado Thiago Barbosa Silva, o estágio tanto aperfeiçoa a atuação de quem já compõe o pelotão, como capacita os novos operadores.
“É uma capacitação importante sobre um trabalho bastante específico e diferenciado, que é a utilização das motocicletas no policiamento. Aprendemos sobre a pilotagem operacional ideal, mecanismos de prevenção de riscos de acidentes, bem como as técnicas para uso da arma de fogo em deslocamento, caso necessário”, frisou o soldado Barbosa Silva.
O sargento Jair Antônio é um dos instrutores do estágio, nas disciplinas de Prática com motocicletas e Técnicas e táticas de escoltas e policiamento. Para ele, a capacitação aprimora umas das modalidades de policiamento mais versáteis e de rápida resposta que existem disponíveis.
“A motocicleta pode operar em locais impossíveis para outros tipos de policiamento. A cada turma, conseguimos aumentar o número de policiais aptos a desenvolverem essa atividade. Ao longo das oito edições, já somamos mais de 200 PMs habilitados”, destacou.
A maior parte das instruções do oitavo ENOR estão sendo realizadas nas dependências do 3º Batalhão e em ambientes externos, sob a coordenação do tenente Maxsuel Santos e terão 15 dias de duração, contando com 24 policiais militares matriculados.
Origem
A modalidade de policiamento de Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicleta (Rocam) foi criada na cidade de São Paulo no ano de 1982 para apoiar as viaturas de quatro rodas e combater crimes praticados nos centros comerciais, corredores bancários e em terrenos e locais de difícil acesso, tendo como sede o 1º Batalhão de Choque (BPChq) da Polícia Militar paulista.
No estado de Alagoas, esse tipo de policiamento foi trazido no ano de 2007 com o objetivo de atuar no combate a roubos que estavam sendo praticados por criminosos em motocicletas. Para isso foi necessário preparar a tropa de forma eficaz no combate a esse tipo de crime.
Além de atuar no policiamento ostensivo, a Rocam também executa Controle de Distúrbios Civis, policiamento externo de eventos artísticos, desportivos e culturais, escoltas de protagonistas dos eventos, autoridades em geral e de torcidas de futebol.
Para trabalhar na Rocam, o policial tem que se submeter a uma série de treinamentos que envolvem desde o conhecimento do funcionamento do motor da motocicleta até manobras de maneabilidades de complexa execução. Com o passar dos treinamentos, os policiais vão adquirindo confiança para executar esse policiamento com maestria visando a própria segurança e garantindo a segurança da sociedade.