FERIADÃO:
O feriado municipal em comemoração a Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Maceió, será nesta terça-feira, 27.e para que os dias de lazer não se tornem desagradáveis, a sugestão é que os banhistas redobrem a atenção quanto a qualidade da água dos locais escolhidos.
O boletim de balneabilidade, divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), relata que 55 pontos do litoral alagoano estão liberados ao banhistas e outros 11 devem ser evitados. As coletas das amostras foram feitas nos dias 20 e 21 deste mês em 66 trechos, que vão desde a praia do Pontal do Peba até Maragogi.
No litoral sul, das 23 áreas analisadas, apenas uma, que fica a 300 metros da Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel, continua imprópria para banho. Com isso, a região segue liderando o ranking de área mais limpa com 95,7% de praias de boa qualidade para banho.
Já as praias da cidade de Maceió precisam de uma atenção especial já que cinco dos 20 trechos avaliados foram classificados como impróprios. Apesar do número, a capital alagoana tem apenas 25% das praias proibidas aos banhistas. No litoral norte, cinco pontos da Praia de Maragogi estão inadequados para banho.
A recomendação do IMA é que os banhistas evitem, em qualquer época, a utilização de áreas que estejam diretamente sob influência de floração de algas, principalmente no trechos das praias da Avenida ao Sobral.