Educação oferece aulas de alfabetização e caligrafia para funcionários da rede
Projeto valoriza os funcionários da rede e promovem sua autoestima
Com o objetivo de melhorar a autoestima dos funcionários da rede municipal de educação, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vem oferecendo aulas de alfabetização e caligrafia de 11h às 12h, e encaixando após os turnos de trabalho. Só esse ano, foram 25 alunos impactados pelas aulas, a maioria prestadores de serviços gerais, e a tendência é um número ainda maior de participantes.
O projeto oferta atividades com material gratuito e trabalha diretamente com os alunos de forma presencial. De acordo com a professora do projeto Iracelia Mendes Barros, servidora da rede municipal, além de trazer conhecimento, as ações também deixam os funcionários confiantes e animados com o processo de evolução profissional e educativa em sua carreira.
“O objetivo desse projeto é trabalhar a autoestima dos funcionários, treinando a caligrafia e fazendo um trabalho de alfabetização com alguns dos trabalhadores que são semianalfabetos. Antes eu observava esses alunos mal humorados e tristes, já hoje, eles chegam animados e vêm às aulas com prazer todos os dias. Não importa quantas tarefas eu passar, eles sempre as executam, pois esse é um trabalho belíssimo e feito com muito amor”, diz a servidora.
Uma das agraciadas pela aula é a funcionária Fabiana Santos de Melo, que é uma das alunas mais ativas no projeto. Segundo ela, as aulas e atividades ministradas impactam não só na parte profissional, quanto na pessoal, e que essa foi a primeira vez que teve contato com esse tipo de ação pedagógica.
“O projeto teve muito impacto em minha vida. Foi muito bom participar das aulas, minhas letras foram melhorando e aprendi bastante com as aulas. Essa é a primeira vez que tenho contato com ações como essa dentro da Semed e tenho certeza que o projeto vai impactar bastante minha carreira”, conta a funcionária.
Leonardo André (estagiário) / Ascom Semed