USF Ouro Preto encerra Outubro Rosa com palestras e cuidados para a saúde da mulher
Usuários participaram de rodas de conversa sobre a promoção e sensibilização da saúde da mulher
A Unidade de Saúde da Família Ouro Preto realizou ações para encerramento do Outubro Rosa na última quarta-feira (27). Os usuários participaram de rodas de conversa sobre a prevenção do câncer de mama e promoção da saúde da mulher.
“Todas as ações são realizadas de forma multidisciplinar por diversos profissionais, em que a estratégia em saúde da família do Ouro Preto e profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) desenvolvem ações de sensibilização e promoção da saúde da mulher com o apoio fundamental da gerente administrativa, Ivanise Macena”, ressalta a assistente social Iranir de Oliveira.
Uma das ações realizadas foi a oficina de suporte para plantas, ministrada pelos profissionais da unidade com finalidade terapêutica no processo de saúde mental das mulheres.
As atividades contaram com a participação da ONG Mama Renascer, compartilhando depoimentos de mulheres que venceram o câncer e explanaram sobre prevenção e experiências pessoais.
A enfermeira Ana Fátima Reis coordenou a roda de conversa sobre prevenção do câncer de mama. O bate-papo sobre direitos da pessoa com câncer foi mediado pela assistente social Iranir de Oliveira.
O Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes fez sua participação em uma conversa sobre câncer de mama, mediada pela assistente social Ana Márcia, do Nasf 7. As palestras continuaram com o “ Projeto Remar”, que também apresentou relatos de pacientes a fim de partilhar experiências e incentivar o autocuidado da mulher.
A educadora física Ana Paula de Oliveira Chaves e o fisioterapeuta Byro Martins, do Nasf, falaram sobre a importância da saúde física e mental para o bem-estar da mulher. As foram encerradas com coffee break oferecido aos usuários. .
Nesttor Netto (estagiário) – Ascom SMS