Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.

Cadastro Único e Bolsa Família promovem ação em alusão ao Outubro Rosa

Ação foi voltada para usuários da sede do CadÚnico

Empenhados na campanha de conscientização contra o câncer de mama, as coordenações do Cadastro Único (CadÚnico) e Programa Bolsa Família de Maceió promoveram, na manhã desta quinta-feira (14), uma ação alusiva ao Outubro Rosa. Com o objetivo de alertar os usuários da unidade, a iniciativa contou com palestras sobre autocuidado, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e distribuição de preservativos, na sede do CadÚnico no bairro da Serraria. O evento ocorreu em parceria com a Universidade Integrada Tiradentes (Unit).

Responsável por ser um dos idealizadores da ação, o coordenador do CadÚnico, Diogo de Lima, explicou que a campanha de conscientização faz parte do cronograma anual de eventos direcionados aos usuários da unidade.

“O objetivo da ação foi fazer com que nossos usuários vejam nossa unidade como um ponto de informação e conscientização. Convidamos profissionais competentes que auxiliaram no diálogo direto com esses indivíduos. Em um momento dinâmico, observamos o interesse em aprender sobre o autocuidado, além de reforçar a necessidade dos usuários serem replicadores de informações”, pontuou o coordenador.

Parceira em eventos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) voltados para a saúde pública, a docente de Enfermagem, Marta Cavalcante, destacou a importância de debater e detectar o câncer de mama com antecedência. A profissional da saúde enfatizou também a necessidade de procurar ajuda médica em casos atípicos, além de reforçar que homens também são acometidos por essa doença.

“Debater é multiplicar conhecimento e o evento de hoje demonstrou o compromisso social em alertar à comunidade sobre o câncer de mama. A doença precisa ser detectada o mais breve possível e, em caso de anormalidades, um profissional qualificado deve ser procurado para que haja a concretização do exame clínico. A cada 100 mil mulheres, um homem é acometido por esse tipo de câncer. Sendo assim, é imprescindível que todos conheçam seu próprio corpo e que conscientizem outras mulheres e homens sobre o câncer de mama”, explicou a aluna da Unit.

Em atividade extra-muro, alunas da Universidade Tiradentes tiveram a oportunidade de passar seus conhecimentos para os usuários do Cadastro Único e Bolsa Família de Maceió. A estudante do 9° período de enfermagem, Larissa Lima, vestiu a camisa da campanha Outubro Rosa e expandiu seus conhecimentos em uma aula sobre prevenção e autocuidado.

“A população é a base do nosso trabalho como futuros enfermeiros, e poder colaborar de forma ativa junto aos usuários da unidade foi impactante. Essa experiência transitória, devido à pandemia, trouxe a nós, alunos, a oportunidade de participar ativamente de atividades ao lado da sociedade. A ação de hoje nos proporcionou uma experiência necessária para a formação acadêmica, pois atendemos e explicamos a todos a importância de se cuidar”, ponderou Larissa.

Beneficiária do Bolsa Família há dois anos, Andréia Nilma, de 35 anos, não escondeu a felicidade em participar da ação. Após perder uma prima de 28 anos para o câncer de mama, a usuária destacou o trabalho social em alertar sobre essa doença. Para ela, o olhar cauteloso dos profissionais da Unit e colaboradores da Semas foi fundamental para a interação e escuta dos presentes no evento.

Beneficiária do Bolsa Família, Andréia Nilma, aferindo a pressão arterial. Foto: Ascom Semas

“A ação de hoje foi muito proveitosa, porque explicaram para todas nós que, quando descoberto com antecedência, as chances de cura do câncer de mama são maiores. Achei maravilhosa a palestra e como nos ensinaram de forma dinâmica a conhecer nosso próprio corpo. As informações que nos passaram vão ser usadas no dia a dia para o autocuidado”, finalizou Andréia.

Essa é a primeira vez em que uma ação do Outubro Rosa foi aberta aos usuários da unidade. Na parte da tarde, a ação foi voltada para as servidoras do CadÚnico.

Iara Alencar (estagiária) / Ascom Semas

Botão Voltar ao topo