Seminário vai debater determinantes responsáveis pelo adoecimento mental de adolescentes
Atividade com profissionais de saúde visa proporcionar acolhimento e assistência precoce a usuários dos 10 aos 19 anos
O Programa de Atenção Integral à Saúde do Adolescente promove, nesta quinta-feira (30), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Seminário de Promoção à Saúde Mental na Adolescência, com enfoque na depressão, automutilação e suicídio. Direcionado aos profissionais das unidades de saúde do município, o seminário – que será realizado das 8h30 às 13h – tem como objetivo debater e compreender os determinantes responsáveis pelo adoecimento mental dos adolescentes.
“A abordagem visa ampliar os espaços de diálogo e discussão acerca dos temas, para que os profissionais possam identificar essas situações precocemente, fazendo o acolhimento e encaminhamentos necessários, ou seja, garantindo a assistência adequada a esse público-alvo, que se encontra em fase de grande complexidade e de mudanças”, ressaltou a responsável pela área técnica de Atenção Integral à Saúde do Adolescente, Tereza Paes.
A abordagem do tema ficará a cargo do médico e psicólogo João Facchinetti, que possui mestrado em Psicologia Eriksoniana, e Liliana Fábia Gomes de Oliveira, psicóloga clínica. Na oportunidade, também serão disponibilizados os dados do diagnóstico situacional relacionado às questões, levantamento feito pela área técnica, com base nas informações dos sistemas de dados da área de saúde.
Cássia Oliveira – Ascom SMS