Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.

Vigilância Sanitária capacitou todas as avícolas sobre boas práticas com alimentos

Órgão vinha requalificando representantes dos estabelecimentos desde maio deste ano

Orientar sobre normas sanitárias, produção, armazenamento e comercialização de produtos alimentícios foi a meta estabelecida pela Vigilância Sanitária quando iniciou, em maio, a série de cursos sobre boas práticas direcionada a todas as avícolas de Maceió. Nesta quarta-feira (22), o órgão finalizou a ação no segmento com os estabelecimentos localizados nos bairros Trapiche, Vergel e Ponta Grossa. Desde o início das capacitações, o órgão repassou as orientações a 250 representantes do ramo.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, falou sobre normas sanitárias aos participantes. Foto: Polyanna Monteiro. Ascom SMS

No curso, os participantes tiveram acesso a informações repassadas pelo coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, que falou sobre a correta documentação exigida para o ramo e contaram, ainda, com palestra ministrada pela nutricionista do órgão, Vitória Sarah, que apresentou para os representantes das avícolas a forma correta de lidar com os alimentos comercializados nos locais.

“Em nossas fiscalizações, estamos encontrando muitas irregularidades no setor alimentício e, por isso, decidimos começar nossas capacitações por ele. O nosso objetivo, aqui, é tirar todas as dúvidas para deixarmos os comerciantes totalmente informados sobre a forma como devem comercializar seus produtos. Não basta só apontar o erro, precisamos também ensinar qual a forma certa de agir”, ressaltou Airton Santos.

Além dos três bairros mencionados, a Vigilância Sanitária capacitou profissionais de avícolas que atuam no Mercado da produção, Mercado do jacintinho, Tabuleiro, Benedito Bentes 1 e 2, Eustáquio Gomes, Santos Dumont, Clima bom, Graciliano Ramos, Village Campestre, Serraria, Gruta de Lourdes, Murilópolis, Ouro Preto, Pajuçara, Ponta da terra, Poço, Jatiúca e Jaraguá.

A nutricionista e gerente de Alimentos do órgão, Vitória Sarah, denominou o momento como essencial para que os estabelecimentos da capital apresentem maior segurança alimentar e entreguem um produto de qualidade ao maceioense.

Nutricionista Vitória Sarah falou sobre boas práticas na manipulação de alimentos. Foto: Ascom SMS

“A atenção durante o manuseio dos alimentos deve ser frequente e percebemos, nas fiscalizações, que muitas avícolas estavam se descuidando de algumas regras, o que vinha colocando a qualidade dos alimentos em risco. Nosso trabalho é explicar a forma certa de se fazer e mostrar que atitudes simples e diárias fazem total diferença para quem quer trabalhar dentro das normas sanitárias”, destacou a nutricionista.

Jackson Vieira foi um dos comerciantes que participaram do curso, nesta quarta-feira (22), e destacou a importância que o dia representa para o melhorar o desempenho do trabalho na empresa a qual faz parte. “Nós sempre priorizamos oferecer o melhor para quem nos procura e esse curso vem agregar muito conhecimento a nossa empresa que preza tanto pela qualidade do produto e a saúde de nossos clientes”, afirmou.

Jackson Vieira conferiu as informações repassadas pelos representantes da VISA. Foto: Ascom SMS

Atuação da Vigilância Sanitária

Além da requalificação dos profissionais de avícolas, a Vigilância Sanitária de Maceió iniciou, há duas semanas, capacitações para funcionários que atuam em supermercados da capital. Até o momento, o órgão já se reuniu com representantes de cinco grandes empresas que atuam no ramo em Maceió. Após isso, a Vigilância planeja iniciar o mesmo trabalho com todos os frigoríficos da cidade.

Polyanna Monteiro – Ascom SMS

Botão Voltar ao topo