Prefeito em exercício Ronaldo Lessa destaca avanços do programa Maceió tem Pressa
Bairros da parte alta e Litoral Norte da capital estão recebendo investimentos em saneamento, drenagem e pavimentação
O prefeito em exercício, Ronaldo Lessa, se reuniu nesta terça-feira (10), com o coordenador da Unidade de Gerenciamento do Programa Maceió tem Pressa, Marcelo Maia. Na reunião, foram apresentadas as obras de saneamento, drenagem e pavimentação em quatro bairros da parte alta e região norte da capital.
Na parte alta, as intervenções urbanas estão sendo realizadas nos bairros Clima Bom e Santa Lúcia, com quase 100% das obras concluídas; Tabuleiro do Martins, com quase 90%; e Cidade Universitária, que apresenta quase 15% dos serviços finalizados. Já no Litoral Norte, as obras estão com quase 40% dos trabalhos concluídos.
A estimativa dos técnicos da Unidade Gerenciamento do Programa é beneficiar mais de 300 mil habitantes. O programa é financiado com recursos na ordem de US$ 70 milhões, fruto do empréstimo do Banco de Desenvolvimento da América Latina.
O prefeito em exercício, Ronaldo Lessa, chamou a atenção para os benefícios e a melhoria da qualidade de vida da população destas localidades, já que os moradores vão ter acesso à água potável, esgotamento sanitário e vão deixar de morar em ruas esburacadas.
“Melhora a qualidade de vida. Saneamento é saúde. E que se diga também que isso, economicamente é importante, porque valoriza os imóveis. Uma coisa é estar construindo no local, com a infraestrutura precária ou que não existe. Então, eu fico muito satisfeito com essa apresentação, no sentido de poder acompanhar o avanço que foi feito, em um ano difícil. Estou feliz, satisfeito em participar dessa equipe, desse governo que foca tanto nessas regiões”, revela Ronaldo Lessa.
O coordenador executivo da Unidade Gestora do Programa, Marcelo Maia, enfatiza que de janeiro a julho, foram pavimentadas mais de 110 ruas. O saneamento foi realizado em 125 quilômetros e a drenagem chegou a 30 quilômetros da capital.
“O avanço das obras de saneamento, drenagem e pavimentação desses seis primeiros meses do ano foi significativo. Na Cidade Universitária, até o final do ano, iremos iniciar no Gama Lins, Santa Helena e Lucila Toledo. Será criada uma grande avenida de faixa dupla, com ciclovia, bem sinalizada, com iluminação, que vai ligar o Village Campestre à Cidade Universitária, sendo um segundo acesso ao bairro, ligando a uma rodovia estadual que dá acesso ao aeroporto e ao Benedito Bentes” explica Marcelo Maia.
O coordenador destaca ainda que o programa tem mudado a vida dos maceioenses que antes não tinham acesso ao sistema coletor de esgotamento sanitário e viviam em ruas esburacadas, que prejudicavam a mobilidade e a saúde dos moradores.
“Outros projetos estão em fase de análise e elaboração. A ideia é que mais áreas da capital sejam beneficiadas com as obras, proporcionando uma maior qualidade de vida e garantindo uma melhor mobilidade para a população”, diz Marcelo Maia.
Cícero Rogério / Secom Maceió