Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.

Vigilância em Saúde treina equipes para mutirão Maceió Unida contra a Dengue

Órgãos municipais e parceiros farão ações integradas de combate à dengue por toda a cidade nos dias 11 e 12 de agosto

A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) realizou, nesta segunda-feira (9), um treinamento para agentes de saúde e representantes de instituições apoiadoras que atuarão no mutirão “Maceió Unida contra a Dengue”. A ação acontecerá nos próximos dias 11 e 12 de agosto e tem o intuito de conscientizar os maceioenses por meio de atividades educativas sobre o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Treinamento foi realizado com o intuito de capacitar agentes e representantes de órgãos apoiadores para o mutirão. Foto: Ascom SMS

De acordo com a Gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, Carmem Samico, o mutirão tem como objetivo fazer uma convocação da população para a prevenção e combate à dengue.

“Vamos intensificar o enfrentamento contra a dengue durante esses dois dias. Por isso, estamos convocando toda a população maceioense para que possa evitar a transmissão da dengue, principalmente nesse período de chuvas intensas, em que pode ocorrer acúmulo de água em diversos locais”, explica Carmem Samico.

Além das equipes de controle de endemias, o mutirão mobilizará centenas de voluntários e servidores públicos municipais de diferentes órgãos. “O mutirão contará com 460 agentes de saúde, além de colaboradores de diversas outras secretarias. Os agentes irão fazer a inspeção dos imóveis e também orientar a população, de forma educativa, sobre a importância de combater os focos do mosquito transmissor”, informa a gerente.

A capacitação foi ministrada pelo médico veterinário Bruno Wanderley e pelo coordenador do Programa de Controle do Aedes Aegypti, Erivaldo Raimundo. Foram abordados assuntos como estratégias de enfrentamento à dengue, busca por engajamento social e atitudes cidadãs, fases do desenvolvimento do Aedes aegypti, classificação de risco de epidemia nos bairros de Maceió e tipos de depósitos onde ocorre a proliferação de ovos do mosquito.

Para o médico veterinário Bruno Wanderley, é necessária uma mudança de atitude da população para combater o mosquito. “Queremos conscientizar e despertar a população a tomar atitudes corretas para a eliminação do mosquito. Iremos propagar a educação ambiental, mostrando aos moradores como fazer o descarte correto do lixo e diversas outras formas de combater a dengue, para que a população não seja vítima de suas próprias ações”, afirma Bruno Wanderley.

O agente de endemias Edson Ribeiro exerce a função há 20 anos e afirma sobre a necessidade do treinamento para a atuação das equipes no mutirão. “Esse treinamento foi de muita importância para todos nós, pois significa mais aprimoramento e conhecimento para que possamos exercer nosso trabalho de forma eficiente, fazendo as orientações necessárias à população”, comenta.

Trabalho integrado

O mutirão “Maceió Unida contra a Dengue” foi lançado na manhã da última sexta-feira (6), na Prefeitura de Maceió, e pretende visitar 24 mil imóveis residenciais, públicos e comerciais em todas as regiões de Maceió, além de disseminar o combate à dengue por meio de ações educativas.

Será uma ação integrada para conscientizar a população, identificar e extinguir potenciais criadouros de mosquitos e recolhimento de materiais acumulados.

Estarão mobilizadas as secretarias municipais de Saúde, Comunicação, Educação, Abastecimento e Trabalho, Gestão, Desenvolvimento Territorial, Segurança Comunitária, Desenvolvimento Sustentável e o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) dos Bairros. A ação também contará com apoio institucional do Exército, Cruz Vermelha, BIH, Abrasel e Braskem.

Marília Ferreira / Ascom SMS

Botão Voltar ao topo