Prefeito JHC recebe ônibus da vacina e reforça imunização em Maceió
Capital é a primeira cidade da América Latina a receber a unidade móvel de vacinação
O prefeito de Maceió, JHC, recebeu, na tarde desta terça-feira (8), o ônibus da vacina, que irá percorrer toda a capital nos próximos 30 dias. A unidade móvel de vacinação contra a covid-19 é a primeira da América Latina e fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Cruz Vermelha, com apoio financeiro da Mercedes Benz.
O primeiro ponto de parada do veículo foi na Praia do Sobral, que fica na Avenida Assis Chateaubriand (Pontal da Barra). Acompanhado do presidente nacional da Cruz Vermelha, Júlio Cals, o prefeito falou da importância desta iniciativa que irá acelerar ainda mais a imunização dos maceioenses.
“O ônibus chega em um momento muito importante, quando Maceió tem se destacado nacionalmente pela eficiência na vacinação. É motivo de muito orgulho que a Cruz Vermelha tenha nos escolhido para ser pioneira nesse processo aqui na América Latina. A partir de amanhã, o veículo estará nas ruas da cidade atendendo a quem mais precisa e salvando vidas. Nosso sentimento é de gratidão pela confiança”, declarou JHC.
A unidade móvel conta com cinco estações de aplicação de vacina, geladeiras com capacidade para armazenamento de todos os tipos de imunizantes aprovados pela Anvisa, sala com conexão à internet para cadastramento da população no PNI, pias com torneiras e dispensers de álcool, entre outras adaptações.
“Sabemos que existem periferias na nossa cidade com um grande número de pessoas, e é preciso que a gente faça também essa busca ativa. Vamos estar no comércio, perto das grotas, nas feiras livres”.
A estrutura montada pela Prefeitura de Maceió e a eficácia na vacinação motivaram a vinda de uma das unidades móveis existentes no mundo. Além do veículo que começará a vacinar amanhã em Maceió, uma unidade está em funcionamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
“O pontapé dessa ação tinha que ser em Maceió, pela agilidade da vacinação aqui. Quando a gente encontra gestores e líderes realmente preocupados com o povo e que fazem a diferença, a gente se anima e sabe que a ajuda humanitária também vai chegar de forma mais fácil e rápida. Esse olhar de cuidado está alinhado com o nosso pensamento”, destacou Júlio Cals, presidente nacional da Cruz Vermelha.
Programação
A vacinação iniciará nesta quarta-feira (9), às 13h, na Praça Deodoro. Na quinta-feira (10), das 9h às 16h, a unidade móvel passará o dia na Feirinha do Tabuleiro. Já na sexta, no mesmo horário, o ônibus segue para o Mercado da Produção.
“O presidente nacional da Cruz Vermelha, Júlio Cals, teve a maravilhosa ideia de trazer o ônibus para o Brasil, lutou para que iniciasse pelo Nordeste e, com isso, Maceió será a primeira cidade da América Latina a contar com a ação”, ressaltou o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura.
Na Praça Deodoro, a Prefeitura pretende atender lojistas, comerciantes, feirantes, permissionários e outras pessoas ligadas ao setor produtivo, atendendo a um pedido da Secretaria de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).
Quem pode se vacinar
Todas as pessoas que estiverem contempladas no público-alvo convocado pela Prefeitura – atualmente, pessoas com 54 anos ou mais e os remanescentes dos grupos anteriores – podem se dirigir de forma espontânea à unidade móvel com os documentos exigidos para se vacinar. Não é necessário agendar.
Outra medida que contribuiu para agilizar a campanha foi o agendamento da vacina, iniciado no final de maio. Basta acessar o site agendavacina.maceio.al.gov.br e escolher dia, horário e local.