Edital aberto para lives no São João beneficia quase 500 artistas
Está publicado, na edição desta terça-feira (11), do Diário Oficial do Município, o edital da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), referente ao projeto “Maceió: um dos berços do forró!”, criado para manter viva as tradições do São João na capital. Quase 500 artistas, de 28 grupos de quadrilha, coco de roda, além de trios e bandas de forró, serão contemplados. Eles se apresentarão em lives previstas para o período de 23 a 29 de junho.
O chamamento público prevê a contratação de até três organizações sociais que terão a responsabilidade de selecionar os grupos e de promover a pré-produção do que será exibido ao público. No total, a Prefeitura destinou R$ 117 mil para esta finalidade, valor que será dividido por cada modalidade contratada.
Poderão concorrer apenas entidades com representação de quadrilhas juninas, cocos de roda, trios e bandas de forró. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 9 de junho. No ato, as organizações interessadas devem apresentar, obrigatoriamente, um plano de trabalho, limitado a apenas uma das categorias, por meio do qual deve contemplar uma agenda de apresentações virtuais.
A homologação e publicação do resultado final da fase de seleção vão ser divulgados nos canais de comunicação da Prefeitura de Maceió.
De acordo com a presidenta da FMAC, Mirian Monte, o edital foi lançado após ampla discussão com representantes da sociedade civil organizada ligados aos grupos de arte popular. Foram apresentadas diversas sugestões, expostas as dificuldades e o chamamento é fruto do diálogo frequente da gestão municipal com os artistas da terra, que estão com os trabalhos restritos por causa da pandemia.
“É uma forma de conferir celeridade, ampla participação da sociedade, a partir da atuação do terceiro setor, com a seleção de Organizações da Sociedade Civil – OSCs, nos termos da Lei 13.019. Por meio deste edital, queremos repetir o sucesso das lives que estamos fazendo semanalmente”, destacou Mirian Monte.
Ela acrescenta que foi necessário adaptar as regras contidas no chamamento público, devido à necessidade de se evitar aglomerações. Cada grupo só poderá participar com até dez componentes, todos respeitando as normas sanitárias, com uso obrigatório de máscaras e com distanciamento social.
Thiago Gomes / Secom Maceió