IFRAUD!
Um uma ação conjunta, a Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta terça-feira (1º) a Operação IFRAUD, com o objetivo de desarticular um esquema de importação e comércio ilícitos de smartphones liderado por um influenciador digital. Estima-se que o prejuízo aos cofres públicos causado pelas fraudes seja de cerca de R$ 50 milhões.
O influenciador, que se apresentava como especialista em importação de smartphones com suposta economia de impostos, ensinava seus seguidores a realizar compras em sites estrangeiros sem o pagamento dos tributos devidos. No entanto, essa prática configurava crimes como descaminho e falsidade ideológica.
As investigações da Receita Federal revelaram que o esquema era divulgado para cerca de 650 mil seguidores no Instagram e 250 mil no YouTube. O influenciador direcionava seus seguidores para sites parceiros no exterior, prometendo a compra de smartphones sem a incidência de impostos.
Com os lucros obtidos com as atividades criminosas, o influenciador ostentava um estilo de vida luxuoso, com carros e mansões. Paralelamente, muitos de seus seguidores tiveram seus produtos apreendidos pela Receita Federal e registraram diversas reclamações.
A Operação
Durante a operação, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em cidades como São Paulo, Sorocaba, Arujá, Itu, Guarulhos, Barueri e Maceió. O objetivo é identificar outros envolvidos no esquema criminoso e apreender provas que comprovem as fraudes.
Os responsáveis pelas fraudes poderão responder por diversos crimes, como lavagem de dinheiro, evasão de divisas, descaminho, associação criminosa e falsidade ideológica.
A Receita Federal adotará medidas para intensificar a fiscalização e evitar novas fraudes, como a inclusão dos dados dos beneficiários das fraudes em seus sistemas de gerenciamento de risco.
A operação conta com a participação de aproximadamente 25 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal, além de 35 policiais federais.